Quando a Claro fez o lançamento da sua internet banda larga sem fio (vulgo 3G), escrevi um texto todo animado. Finalmente teríamos no Brasil uma internet móvel de alta velocidade, com preço acessível.

Hoje, após 5 meses do lançamento desta novidade, o que vemos é mais uma tecnologia adotada de forma desinteligente, onde o principal foco é encher o bolso das operadoras, aos invés de aproveitar ao máximo os benefícios dispostos pela tecnologia.

Nos planos atuais, se você quiser usar internet 3G no seu celular, deverá contratar um pacote de dados, com limite de transferência a partir de 500 megabytes por mês. Isto fazia sentido na época do GPRS e EDGE, onde a velocidade da conexão não passava de 236 kbits por segundo (apenas na teoria, claro). Mas, de que adianta ter uma conexão de 1 megabit por segundo, com um limite desses?

E não pára por aí. Os pacotes de celular, também limitam em minutos, o quanto você pode utilizar o protocolo VoIP. Os motivos são óbvios.

A verdadeira internet 3G, só pode ser utilizada através de um modem USB, e nem é lá aquelas coisas. Procurando no Google, você encontra dezenas de relatos de pessoas que contrataram o serviço, mas atingem apenas 60% da velocidade prometida.

Esses dias vi o relato de um sujeito*, que tentou se conectar de dentro de um taxi, para acessar o Google Maps e mostrar a um taxista perdido, qual o endereço de destino. Segundo ele, diferente do GSM que tem conexão contínua em movimento, a internet 3G tem quedas nas trocas de torre.

Acontece que a massa popular brasileira não é exatamente geek, então fica fácil para as operadoras, imporem planos absurdos e extremamente retrôs, sem que ninguém se ligue que aquela tecnologia não precisa necessariamente trabalhar daquela forma.

Uma prova de como as empresas subestimam o quoeficiente intelectual tecnológico de seus clientes, é o screenshot acima, tirado do site que divulga o 3G da Claro. A mesma imagem é também usada nas propagandas que passam na televisão.

Como sei meus queridos leitores não são como os clientes que a Claro imagina ter, deixo a pergunta: O que há de errado na imagem acima?

*Sr sujeito, adoraria linkar seu relato, mas realmente não lembro o endereço. Se estiver lendo este texto, favor se apresentar!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados