Samsung pode estar planejando um concorrente para o Asus PadFone

Emerson Alecrim
• Atualizado há 4 meses

Que a Samsung lança um aparelho da linha Galaxy quase todo dia não é novidade. O que é surpresa é a suspeita de que a companhia possa estar planejando disponibilizar um dispositivo similar ao Asus PadFone, isto é, um smartphone que se transforma em tablet e vice-versa.

Os rumores surgiram por causa de uma patente que a Samsung obteve recentemente, mas que foi solicitada nos Estados Unidos no início de 2012. O registro faz referência a um smartphone com a extremidade superior alargada que se encaixa em um dock que faz as vezes de um tablet. Como as imagens abaixo deixam claro, trata-se de uma ideia praticamente idêntica ao PadFone 2:

Patente do "PadFone!" da Samsung (Fonte: Patent Bolt)
Patente do “PadFone” da Samsung
Patente do "PadFone" da Samsung (Fonte: Patent Bolt)
Patente do “PadFone” da Samsung

O que diferencia esta patente da linha da Asus é justamente a extremidade alongada, que dá um aspecto de ‘T’ ao smartphone. Este formato tem, a princípio, a vantagem de evitar que o usuário se confunda e tente encaixar o aparelho de maneira contrária no tablet. Por outro lado, tenho a impressão de que este desenho é capaz de causar alguma estranheza no uso do dispositivo na função de smartphone.

Asus PadFone2
Para comperação, o Asus PadFone 2

É importante destacar que a obtenção desta patente não quer dizer que a Samsung irá mesmo lançar um “smartphone-tablet”. Temos que considerar que é comum as empresas solicitarem patentes para tecnologias que provavelmente nunca serão usadas por elas para se proteger judicialmente ou para gerar receita com licenciamento, por exemplo.

Por outro lado, a companhia sul-coreana já lançou tantos aparelhos inusitados que não será nem um pouco estranho o anúncio de um “Galaxy Tab Phone” ou qualquer coisa assim.

Com informações: Electronista

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.