Arquivo Negócios

Intel adquire Omek, empresa especializada em reconhecimento de gestos

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Tudo indica que, em um futuro relativamente próximo, veremos tecnologias de reconhecimento de gestos incorporadas ao nosso dia a dia. Nesta semana, por exemplo, surgiram rumores de que Apple estaria fechando a aquisição da PrimeSense, uma companhia especializada no assunto. E agora vem a confirmação da compra de uma empresa similar, a Omek Interactive, pela Intel.

De origem israelense, a Omek desenvolve sistemas com sensores capazes de reconhecer gestos tanto de maneira próxima (algo similar ao Leap Motion) quanto em distâncias maiores (no melhor estilo Kinect). Isso significa que é possível dar comandos somente com as mãos ou utilizar o corpo inteiro para isso, tudo depende da aplicação.

As soluções da Omek podem ser aplicada em carros, sistemas de segurança, eletrônicos diversos e outros. O vídeo abaixo, por exemplo, mostra a tecnologia da empresa em ação em um computador com Windows 8 (se você preferir uma demonstração mais rápida, pule direto para o segundo vídeo):

Se a compra da também israelense PrimeSense pela Apple se confirmar, a empresa deverá implementar reconhecimento de gestos nas próximas atualizações da linha Mac. Com a Omek, no entanto, a Intel deverá seguir uma estratégia mais aberta: aperfeiçoar a tecnologia para que ela possa servir de base para outras empresas, mais precisamente, fabricantes de PCs.

Pelo menos até o momento, nenhuma das partes deu detalhes sobre o negócio, razão pela qual não se sabe exatamente quanto a Omek custou à Intel. Mas, de acordo com o TechCrunch, este valor deve oscilar entre 30 e 50 milhões de dólares.

Há a informação de que Qualcomm e Samsung também andaram sondando a Omek Interactive. Mas o fato de ter investido 7 milhões de dólares na companhia em julho de 2011 pode ter ajudado a Intel a levar a melhor nesta disputa, se é que houve uma.

Com informações: CNET News.

Emerson Alecrim

Autor / repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado InfoWester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque