Por que o comando do Glass é “Ok, Glass” e outras opções que poderiam ter virado realidade
A essa altura do campeonato, você já deve saber, mesmo sem ter um Google Glass, que a frase de comando do gadget é “Ok, Glass”. Falar “Ok, Fulano” é um jeito comum de iniciar uma conversa com um conhecido em inglês, então faz sentido que a frase seja essa. Mas há uma história por trás dessa escolha, e ela foi revelada ontem por Amanda Rosenberg, gerente de marketing do Glass.
Amanda contou em uma postagem no Google+ que, na época em que isso aconteceu, o Glass ainda estava sem uma equipe de marketing e ela estava de olho no cargo. Convidada para um jantar pelo gerente de produto do projeto, Mat Balez, e sua mulher, ela viu a chance perfeita de impressioná-lo e conseguir um lugar no Google.
Durante o jantar, ela não foi muito bem-sucedida. Mas ainda tinha a carona de volta para casa para tentar. No caminho, Balez comentou que a equipe de desenvolvimento estava pensando em qual seria a hotword, ou melhor, a palavra de comando do Glass. Para piorar a situação de Amanda, ela nem sabia o que era uma hotword, mas conseguiu entender ao longo da conversa o que significava.
Estava ali a oportunidade que ela buscava; bastava conseguir aproveitá-la. Mas a única frase que lhe veio à mente na hora foi “Ok, Glass”.
Amanda deixou o carro com a promessa de pensar em algumas sugestões. Tudo que encontrou foi um bloqueio criativo. Mesmo assim, enviou um email com sua sugestão e algumas variações, como “Ok, Android”, “Ok, Google” ou “Ok, palavra escolhida pelo usuário”.
No fim, a primeira opção foi a vencedora e foi assim que a palavra de ordem do Glass foi escolhida (e Amanda conseguiu seu emprego).
Mas, claro, outras sugestões menos felizes foram feitas. A gerente de marketing citou algumas no post:
- Listen up Glass
- Hear me now
- Let me use Glass to
- Go Go Glass
- Clap on
- Device, please
- 3, 2, 1…
- Glassicus
- Glass alive
- Pew pew pew
Legal mesmo seria poder personalizar e escolher sua própria hotword, né? A minha seria Jarvis. 😛
Com informações: Mashable