Afinal, as postagens no Twitter influenciam a audiência da TV ou o contrário?

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Sempre que passa algo muito relevante na TV (seu conceito de relevância pode não ser o mesmo de todos) e a timeline inteira do Twitter fala sobre isso, surge alguém dizendo que não vê mais televisão porque as pessoas que segue comentam tudo em tempo real no site. Ao mesmo tempo, o número de comentadores do mesmo programa parece aumentar com o passar do tempo – a curiosidade do que está acontecendo na TV mais a vontade de participar ativamente do papo deve levá-los a também ligar o aparelho.

Para analisar esse tipo de interação entre as mídias sociais e a televisão, que é um fenômeno global, a Nielsen, provedora mundial de informações e insights, fez uma pesquisa para verificar se conversar no Twitter sobre um programa fazem com que mais pessoas o assistam ou se assistir a um programa faz com que se tuíte mais.

A resposta talvez seja o que você esperava: ambos.

Foi analisado um total de 221 episódios de programas do horário nobre e os tuítes relacionados a cada um deles. Assim, foi possível ver que 48% dos episódios causaram um aumento sensível na quantidade de postagens no Twitter sobre eles. Ao mesmo tempo, a audiência dos programas também aumentou, em 29%.

grafico tv twitter nielsen

Já entre os diferentes gêneros de programa analisados, os que mais recebem novos telespectadores são reality show (alô Mulheres Ricas e BBB), com 44% deles tendo sua audiência aumentada, seguido por comédia (37%) e esportes (28%). Drama é o último colocado, com 18%.

1375738275915

Para nós, a pesquisa serve mais como curiosidade. Mas, para quem trabalha na área, é uma comprovação de que a televisão pode receber ótimos resultados caso entenda o potencial das redes sociais e saiba aproveitá-lo, seja para aumentar a audiência ou como um termômetro da aceitação. Vários, inclusive, já fazem isso, colocando sugestões de hashtags para que os telespectadores comentem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados