Yahoo supera Google nos Estados Unidos depois de dois anos

Detalhe: sem considerar a audiência do recém-comprado Tumblr

Thássius Veloso
Por

O Yahoo está maior do que o Google nos Estados Unidos, segundo dados recentes da consultoria comScore, um instituto de pesquisa nos moldes do nosso Ibope. Mas calma: neste caso, estamos falando das empresas em si, e não dos buscadores. Todos os sites combinados do Yahoo tiveram mais visitantes únicos do que aqueles mantidos pelo onipresente Google. Essa é a primeira vez que a empresa liderada por Marissa Mayer toma o trono desde maio de 2011. Pois é, bem que nos avisaram para não subestimar o roxo.

Marissa | Uma mulher que veste a camisa da empresa, como você pode ver

Ela veste a camisa da empresa

As páginas controladas pelo Yahoo tiveram 196,5 milhões de visitantes únicos no mês passado. Pouco abaixo aparece o Google, com as páginas respondendo por 192,2 milhões de visitantes únicos. Ainda aparecem, na lista de cinco propriedades online mais acessadas, a Microsoft, o Facebook e (acredite!) a AOL.

Dá pra dizer que essas são as companhias que tranquilamente dominam a internet dos Estados Unidos. E não fique surpreso com a AOL no ranking. Eles são relativamente fortes por lá em razão do conteúdo, das parcerias com diversos sites, e da compra do site de notícias Huffington Post.

Logo de cara, a tabela da comScore trazia uma dúvida : como fica o Tumblr, que foi recentemente comprado pelo Yahoo? A resposta é que, neste levantamento, o Tumblr foi considerado como uma entidade à parte. Ainda assim, é possível que parcela dos acessos a ele tenha sido atribuída ao Yahoo.

Pelo que deu para entender, não é nada que devesse nos preocupar. Portanto, o Tumblr fica ali na 28º mesmo, com 38,3 milhões de visitantes únicos.

Da mesma forma, vale lembrar que as propriedades do YouTube foram contadas de forma individualizada. Ou seja, um dos serviços mais populares do Google não aparecem na contagem de visitas da própria empresa, pois o buscador mantém o site de vídeos como uma divisão um tanto quanto independente. Mais ou menos no esquema da Motorola, outra aquisição bilionária do Google.

Talvez nem todos os leitores conheçam a terminologia, então não me custa explicar. O visitante único é o indivíduo que acessa a sua página uma ou mais vezes. Outra forma de mensuração bem comum na rede são os pageviews. Nessa métrica, cada vez que a página é carregada equivale a uma nova visualização. O sujeito que abre 10 links num mesmo domínio é contabilizado 10 vezes. Já na metodologia da comScore, se o sujeito abre 200 páginas, ainda assim ele vale somente 1 visitante único.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados