Quão importante é um serviço de backup na nuvem? Aposto que muitos usuários estão se perguntando isso. Desde a madrugada de sábado, o superpopular Dropbox passa por diversas instabilidades que estão afetando a vida de quem quer simplesmente fazer um backup ou compartilhar arquivos por meio da nuvem. A empresa informou ao Tecnoblog que técnicos estão trabalhando para resolver o problema, mas uma parcela dos usuários ainda está com dificuldades.

Tudo começou com uma pane no site do Dropbox. A startup disse em um boletim que o problema foi causado por uma manutenção de rotina, sem entrar em detalhes sobre o que aconteceu. A previsão era de que tudo voltasse ao normal ainda no sábado, mas o problema persiste nesse domingo. O Dropbox afirma que os técnicos continuam trabalhando até que todos os usuários estejam com o serviço funcionando plenamente.

De acordo com a empresa, não houve vazamento de dados. No sábado alguns veículos da mídia especializada chegaram a dizer que ocorrera uma invasão nos servidores da Dropbox, mas a companhia nega tudo – disse que essa história não passa de um hoax, uma mentirinha para enganar os internautas. Também disseram que os dados continuam sincronizando normalmente, mesmo com a falha que prejudica o funcionamento tanto do site quanto dos aplicativos para celulares e tablets.

Dropbox com pau

Na tentativa de agilizar o reparo do serviço de nuvem, eles até desativaram a aba de fotos no site. Normalmente dá pra ver ali as últimas imagens enviadas pelo celular ou computador para a nuvem. A assessoria do Dropbox garantiu que o recurso voltará a funcionar muito em breve. Eu perguntei qual era a natureza da pane e se o Dropbox pretende reembolsar os usuários pagantes pelo tempo em que o serviço não está operando com 100% da capacidade. Assim que tiver uma resposta, vamos atualizar essa matéria.

Enquanto isso, tem gente aborrecida. Afinal, Dropbox é raio, estrela e luar. Não pode parar de funcionar!

E esse Dropbox hein? Ainda não voltou aqui =\

— Fernando Saragoça (@fsaragoca) 12 janeiro 2014

Vale lembrar que existem outros serviços de envio de arquivos para a nuvem. A Microsoft é dona do SkyDrive, o Google tem o Google Drive e o SugarSync recentemente anunciou que só vai oferecer planos pagos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados