Tudo o que achamos que sabemos sobre o Galaxy S5
Os rumores e as informações oficiais sobre o novo topo de linha da Samsung
A Samsung começou a enviar convites para uma coletiva de imprensa que acontecerá no dia 24 de fevereiro, em Barcelona, durante a Mobile World Congress. A fabricante sul-coreana não diz o que será apresentado no evento, mas o palpite mais óbvio é que a empresa anunciará a nova geração de seu smartphone topo de linha, chamado de Galaxy S5. Enquanto a data não chega, reunimos algumas das informações oficiais e rumores divulgados até agora.
Primeiro, vamos deixar os rumores de lado e ver o que temos de concreto até o momento. Lee Young Hee, vice-presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung, disse o seguinte à Bloomberg: “Quando fomos do S III para o S4, é verdade, em parte, que os consumidores não conseguiam sentir muita diferença física entre os dois produtos, de modo que a reação do mercado não foi tão grande. Para o S5, vamos voltar para o básico. O destaque fica por conta da tela e da sensação da tampa traseira”.
A declaração indica que teremos uma tela melhor que a Super AMOLED de 5 polegadas com resolução 1080p do Galaxy S4. Além disso, a tampa traseira deve ter uma “sensação” diferente. Não sabemos qual será essa “sensação”, mas sabemos que a Samsung vem colocando em seus produtos uma textura que lembra couro em detrimento do plástico liso e brilhante. Isso já aconteceu no Galaxy Note 3 e mais recentemente nos tablets Galaxy TabPRO e Galaxy NotePRO. A Samsung tem o costume de uniformizar o design em toda a sua linha de produtos. Será?
A executiva também disse que a Samsung estava estudando a possibilidade de incluir uma tecnologia de reconhecimento de íris no Galaxy S5, mas preferiu não confirmar se o aparelho realmente terá o recurso. Ideia a empresa tem: a Samsung patenteou uma tecnologia que usa a câmera frontal em conjunto com uma unidade de emissão de luz para verificar se a íris do usuário confere com a registrada no aparelho.
Como estamos falando de um Android topo de linha da Samsung, podemos esperar números gigantes nas especificações de hardware. O blogueiro russo Eldar Murtazin, bem como o SamMobile, que no passado já vazaram informações corretas sobre produtos da Samsung antes do anúncio oficial, citam quase o mesmo hardware.
De acordo com o SamMobile, o Galaxy S5 terá:
- Tela Super AMOLED com resolução de 2560×1440 pixels;
- SoC Snapdragon 805 ou Exynos 6;
- Câmera traseira com sensor de 16 megapixels;
- Android 4.4 KitKat de fábrica;
- Dois modelos, sendo um de plástico e outro de metal.
Enquanto isso, Eldar Murtazin “confirma” a resolução e tecnologia da tela, os processadores e a resolução da câmera traseira, adicionando o seguinte:
- Tela de 5,24 polegadas;
- 3 GB de RAM;
- Câmera frontal de 3,2 megapixels;
- Armazenamento interno de 32 GB ou 64 GB (tchau, 16 GB);
- Bateria de 3.200 mAh.
A Samsung já usou processadores diferentes no mesmo aparelho. O Galaxy S4, por exemplo, vinha com Snapdragon 600 no modelo 4G e Exynos 5410 no modelo 3G. O mesmo acontece com o Galaxy Note 3, que possui Snapdragon 800 no modelo 4G e Exynos 5420 no modelo 3G (esse último não é vendido no Brasil).
Dado o histórico, pode ser que a Samsung realmente siga pelo mesmo caminho no Galaxy S5. O Exynos 6 ainda não foi anunciado oficialmente pela Samsung, mas a Qualcomm já deu detalhes do Snapdragon 805: trata-se de um chip que traz processador ARM com até quatro núcleos de 2,5 GHz e GPU Adreno 420, que promete desempenho 40% maior que a antecessora, Adreno 330. O SoC é capaz de reproduzir e gravar vídeos em 4K.
A existência de uma tela com resolução de 2560×1440 pixels é bastante questionável. Particularmente, prefiro uma tela com resolução menor, mas que gaste menos bateria e exiba jogos com maior taxa de quadros. A diferença entre 720p e 1080p em uma tela de smartphone é tão pequena que, muitas vezes, mais é pior. No entanto, considerando o mercado de smartphones Android, é mais fácil acreditar que teremos resoluções cada vez maiores, só para satisfazer os aficionados por números e servir como instrumento de marketing.
No software, também devemos esperar novidades. O @evleaks, que já vazou smartphones importantes no passado, publicou recentemente imagens de uma possível interface TouchWiz renovada, com novas fontes, ícones redesenhados com cores suaves e tela de bloqueio com mais informações. Uma das telas mostrava algo que lembrava o Google Now, exibindo compromissos da agenda, previsão do tempo, resultados de jogos, entre outras informações.
A mudança no visual da interface dos smartphones é algo bastante provável, já que a Samsung renovou recentemente sua interface nos tablets. Os tablets Galaxy NotePRO e Galaxy TabPRO possuem a nova Magazine UX, que lembra a interface do Windows 8 e tem telas com vários blocos que trazem informações como os últimos emails e notícias, além de um atalho para o menu de aplicativos.
Por enquanto, a Samsung faz segredo quanto ao Galaxy S5. Em lançamentos passados, a empresa conseguiu esconder até o último minuto o design final de seus produtos, então é pouco provável que vejamos a cara do Galaxy S5 antes do anúncio oficial. De qualquer forma, tendo em mente a declaração da executiva da Samsung, espere por uma carcaça com diferenças significativas em relação ao Galaxy S4.
Descobriremos em breve se essas informações são verdadeiras. Se o Galaxy S5 realmente for apresentado no evento do dia 24 de fevereiro às 16h (horário de Brasília), o anúncio será transmitido ao vivo por streaming no canal da Samsung Mobile no YouTube. Como de costume, todas as informações oficiais você confere aqui no Tecnoblog assim que elas saírem.