Uma das invenções deste século que nos faz acreditar estarmos no futuro é, sem dúvidas, o Oculus Rift. O gadget formou um novo arco na tecnologia, lançando a moda dos dispositivos de realidade virtual e se espalhando mais rápido do que chuchu em cerca – e isso foi muito bom, mas nem tanto.

O sucesso do kit de desenvolvimento do Oculus Rift foi tão alto e expressivo, que, menos de dois anos após o lançamento de seu primeiro protótipo, a montadora Oculus VR anunciou uma pausa em sua produção.

Em sua página no Reddit, a empresa explicou a decisão: “Alguns componentes utilizados no kit de desenvolvimento do Oculus Rift não estão mais sendo fabricados, significando que eles não estão mais disponíveis para que os utilizemos na produção. Como resultado, nós não temos os materiais necessários para produzir kits adicionais. Nós ainda temos algum estoque disponível, mas estamos rapidamente esvaziando-o. Nós estamos procurando por fontes alternativas para os componentes necessários, e não temos ainda um prazo definido para quando as unidades adicionais serão disponibilizadas”.

oculus rift

Mais de 50 mil unidades da engenhoca já foram vendidas, comprovando seu sucesso – deixando claro que se tratam apenas de kits de desenvolvimento, voltados somente para aqueles que têm interesse em produzir jogos para o dispositivo.

Recentemente, a Oculus VR anunciou um novo modelo do Rift, e o comunicado não deixou claro se isso afetará também o lançamento da novidade. No entanto, se você sempre quis um Oculus para chamar de seu e tem interesse nas últimas unidades disponíveis do kit de desenvolvimento, a empresa informa que, no momento, só está vendendo e enviando as unidades para os EUA, Canadá, União Europeia, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Suíça e Noruega.

“Nós não esperávamos vender tantos kits de desenvolvimento e a VR só teve todo esse progresso com o suporte e entusiasmo da comunidade. Mesmo que nunca tenha sido nossa intenção esgotar as unidades, esse é um bom problema para se ter – Obrigado!”

O Oculus Rift foi demonstrado pela primeira vez durante a E3 de 2012, e meses depois, a VR lançou uma campanha de financiamento colaborativo no Kickstarter para que sua produção em massa pudesse ser possível. Superando as expectativas, a comunidade não apenas ajudou na meta de US$ 250 mil iniciais, como fez com que, em 36 horas, o montante de US$ 1 milhão fosse arrecadado, e a campanha encerrasse na casa dos US$ 2,5 milhões, um mês após.

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Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.