Agora é a vez do Google Maps ganhar interface com Material Design
Depois do Gmail, Calendar e tantos outros aplicativos, chegou a vez do Google Maps ganhar uma renovação no visual. Em breve, usuários que acessarem o serviço a partir do Android ou do iOS se depararão com uma interface mais limpa e organizada.
O update é inspirado nos conceitos do Material Design, a exemplo do que vem sendo feito pelo Google com outros apps. Na prática, isso significa que o aplicativo exibe informações de maneira mais espaçada, utiliza uma nova tipografia, aplica cores e ícones padronizados, entre outras características.
As mudanças não são meramente estéticas. Alguns aspectos do design foram atualizados para melhor a experiência de uso do Maps. O Google explica que você poderá acessar mais informações sobre determinados locais – como fotos e comentários – simplesmente arrastando uma ficha descritiva na parte inferior da tela para o topo, por exemplo.
Há novas funcionalidades também. Uma delas é a possibilidade de fazer reservas em restaurantes localizados nos mapas sem sair do Google Maps. Basta, para tanto, que o estabelecimento esteja cadastrado no OpenTable. A má notícia é que, pelo menos inicialmente, este recurso se limita aos Estados Unidos.
Outra novidade é a integração com o Uber. Ao traçar rotas, as informações sobre os meios disponíveis para chegar ao destino incluirão dados deste serviço, como estimativas de preço e tempo de locomoção. Se, a partir daí, o usuário decidir chamar um carro do Uber, o app deste abrirá (desde que instalado, obviamente, do contrário, a função ficará desativada).
Para conferir as mudanças, é preciso apenas ter um pouquinho de paciência: o novo Google Maps para Android e iOS será liberado para todos os usuários nos próximos dias.