Twitter - ícone

Ninguém gosta de se sentir espionado ou vigiado. É por isso que questões envolvendo coleta de dados sempre são polêmicas – ou deveriam ser. A bola da vez é o Twitter: recentemente, a empresa revelou, em uma nova página de ajuda, que os apps da rede social para iOS e Android coletarão a lista de aplicativos do usuário.

Sim, isso significa que, em breve, o Twitter saberá tudo o que você tem instalado em seu smartphone ou tablet. A companhia assegura, por outro lado, que dados provenientes dos aplicativos não serão coletados – o seu histórico de check-ins no Swarm ou as suas conversas no WhatsApp estão a salvo, portanto.

Na mesma página de ajuda, o Twitter explica as razões pelas quais irá coletar a sua lista de aplicativos:

  • Dar melhores sugestões de “quem seguir” que tenham interesses parecidos;
  • Adicionar tweets, contas ou outros tipos de conteúdo ao seu histórico que nós achamos que você vai gostar;
  • Mostrar conteúdo promovido mais relevante.

Esta última razão, certamente, é a mais importante delas: trata-se de um meio sútil que o Twitter encontrou de dizer que a lista de apps ajuda a empresa a entregar anúncios publicitários segmentados, isto é, mais adequados ao perfil de cada usuário.

Por trás, há um processo de contextualização bastante subjetivo, mas que pode funcionar. Se, por exemplo, o Waze estiver instalado em seu smartphone, há grandes chances de você dirigir regularmente, o que qualifica o seu perfil para recebimento de  tweets patrocinados de montadoras ou companhias de seguros.

Os dois primeiros motivos apontados também são relevantes. O Twitter promoveu uma série de mudanças nos últimos meses para não só conquistar mais usuários como também manter os que já possui. Neste meio tempo, a empresa percebeu que sugerir perfis para seguir e disponibilizar conteúdo diferente são medidas que realmente ajudam a “segurar” pessoas no serviço.

Mas, para quem acredita que estas não são motivações válidas para o procedimento, o próprio Twitter indica a solução. Dá para desativar a coleta de informações nas configurações do aplicativo. Ao fazê-lo, a lista associada à sua conta será apagada dos servidores:

Desativação da lista de apps

Vale frisar que a coleta de dados e a sua opção de desativação estarão funcionando em atualizações dos clientes para iOS e Android a serem liberadas em breve.

Com informações: ReadWrite, Re/code

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados