Por mais de um ano, o app de digitalização de documentos Office Lens foi exclusividade do Windows Phone. No início de abril, a Microsoft lançou uma versão da ferramenta para iOS. Agora é a vez do Android receber a novidade.

Na verdade, o Office Lens foi disponibilizado para a plataforma móvel do Google na mesma época do lançamento da versão para iOS, só que como preview. Para testá-lo, era necessário fazer parte de uma comunidade no Google+ e seguir uma sequência de passos. Só então a ferramenta era liberada.

Segundo a Microsoft, mais de 130 mil pessoas ajudaram a testar o aplicativo. Com isso, a companhia pôde avaliar o desempenho do software em cerca de 2,6 mil modelos de dispositivos móveis de 270 marcas e, claro, corrigir os problemas encontrados.

Eis o resultado: agora é possível baixar o Office Lens diretamente do Google Play. Com a ferramenta, você pode digitalizar cartões de visita, recibos, fotos em papel, conteúdo de cartazes, entre outros. Basta abrir o aplicativo, apontar a câmera para o material a ser digitalizado e tirar a foto.

Para deixar as coisas mais interessantes, o app consegue ajustar a qualidade da imagem, corrigir ângulos e remover espaços desnecessários. Graças à função de reconhecimento de caracteres, também é possível fazer edições rápidas ou buscar determinadas digitalizações a partir de palavras-chave.

Os materiais podem ser convertidos em PDF, arquivos do Office ou anotações do OneNote. Você também pode enviá-los como anexos de email, guardá-los como imagem no OneDrive, entre outras opções. Como se vê, o Office Lens é uma ótima maneira de reduzir a papelada que acumulamos no dia a dia.

O Office Lens está disponível gratuitamente aqui. É necessário ter um aparelho com Android 4.1 ou superior para rodá-lo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados