Galaxy S6 e S6 Edge recebem atualização para o Android 6.0 Marshmallow

Novidades no Edge, Doze, Now on Tap, permissões simplificadas e um visual repaginado estão incluídos no pacote

Jean Prado
Por

galaxy-s6-edge-plus-9

A Samsung anunciou nesta segunda-feira (15) a atualização do Galaxy S6 e do S6 Edge para o Android 6.0 Marshmallow, primeiro smartphone da fabricante a receber o update. A atualização inclui novidades na interface e novas funções para o painel Edge, nos modelos que suportam esse recurso.

Em resposta ao Tecnoblog, a Samsung do Brasil confirmou a atualização para a variante brasileira, mas não deu previsão. “A atualização segue um calendário global e vale para os modelos vendidos no Brasil, mas não temos a data específica de cada país”, disse o comunicado.

A repaginada no visual foi vista primeiramente pelo fórum XDA Developers, que conseguiu instalar uma versão vazada do Marshmallow em um Galaxy Note 5. As imagens, disponíveis abaixo, mostram que os clássicos tons de azul foram substituídos por cores mais claras, como o branco (algo que já havia sido feito na página de configurações).

samsung-marshmallow-comparacao samsung-marshmallow-benchmarks

Além disso, alguns ícones azuis também estão com tons de azul mais claros, e o XDA informa que alguns menus estão mais limpos. Quem testou a versão diz que as animações mudaram e também estão mais leves, o que era um problema nos dispositivos anteriores. No geral, o desempenho melhorou.

samsung-marshmallow-menus samsung-marshmallow-menus-2

As novidades do Marshmallow você já conhece: o novo sistema de permissões, que agora avisa quando precisar de algo na hora que usar. Por exemplo: para gravar uma mensagem de áudio, o WhatsApp pede autorização para usar o microfone quando você for gravar, em vez de pedir na instalação. Segundo o Google, esse sistema mais transparente traz mais segurança e evita que o usuário aceite algo sem ver.

Além disso, a sua bateria deve melhorar um pouco com o Doze, novo modo para gerenciamento de energia que gasta menos bateria quando o smartphone está em standby. Já o Now On Tap, outra novidade, traz informações que você precisar de acordo com o que está na sua tela.

Now on Tap

Por exemplo: você recebe um e-mail com dados de um evento, que incluem horário e endereço. Basta pressionar o botão home para o Google perguntar se você quer adicionar aquela informação ao calendário. Na apresentação do recurso, a engenheira do Google estava ouvindo Twenty One Pilots no Spotify e pergunta para o Google “quem é o cantor principal?”, sem explicitar a banda. A resposta veio logo a seguir: Tyler Joseph.

Além disso, o Marshmallow também tem muito mais novidades menores, que incluem melhor integração entre aplicativos, melhorias no compartilhamento, e um novo menu de aplicativos. Para ver a lista completa de mudanças (que podem não refletir totalmente a atualização da Samsung), basta clicar aqui.

EdgeUpdate_Main_0.4

Novidades para o Galaxy S6 Edge

Quem tem o Galaxy S6 Edge também ganhou outras novidades, que adicionam mais funções à pequena telinha no canto do dispositivo. Agora o painel pode ficar maior: em vez de apenas 260 pixels, é possível alterar o tamanho dele para 550 pixels, permitindo a exibição de mais conteúdo.

Alteração no tamanho do edge traz mais possibilidades de exibição de conteúdo.

Alteração no tamanho do edge traz mais possibilidades de exibição de conteúdo.

Mais informações foram incluídas nos painéis de acesso rápido, tanto de aplicativos quanto de contatos. O de contatos está mais completo, com o nome de cada pessoa embaixo da foto e um atalho para a página de configurações, como você pode ver abaixo. Além disso, o menu de aplicativos agora aceita pastas, e mostra dez apps em vez de cinco.

EdgeUpdate_Main_2.5 EdgeUpdate_Main_5.2Com um painel maior, a possibilidade de exibir mais informações aumentou. O menu de ferramentas rápidas, que são mini-aplicativos para realizar ações sem você parar o que está fazendo.

EdgeUpdate_Main_3.3

Agora ele tem mais três ferramentas: uma régua, compasso (que também indica a sua localização, além da latitude e longitude) e uma lanterna, com direito a nível de regulagem do brilho. Você também pode customizar o lugar, transparência e o tamanho do menu lateral para acessar o painel.

Com informações: Android Central.