Arquivo Celular

Steve Jobs diz que suicídios na Foxconn estão “abaixo da média”

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A difícil situação da Foxconn, um dos maiores fornecedores de equipamentos tecnológicos do mundo, parece não ter fim. Já são incontáveis casos de funcionários que se suicidaram. Também já sabemos que – aparentemente – é comum esses funcionários serem tratados aos chutes e pontapés por vigias da empresa. Por fim, o próprio presidente da Foxconn já pediu desculpas pelas mortes.

Hoje foi a vez de Steve Jobs se manifestar.

Um leitor do MacStories encaminhou a seguinte mensagem, que faz parte de uma campanha em prol de tratamento decente no ambiente de trabalho, para Jobs:

Como muitos de vocês já devem saber, o iPad da Apple teve seu lançamento internacional nesse fim de semana. O que vocês não devem saber é que a fábrica que o produz, na China, tem sido ambiente de uma dúzia de suicídios de trabalhadores nos últimos meses.

Nós temos recebido pedidos de associações e ONGs de Hong Kong e Taiwan para iniciar uma grande campanha internacional que coloque pressão nos proprietários da fábrica – e na Apple – para que respondam por que isso está acontecendo, e para que permitam que os trabalhadores mantenham associações reais e independentes que os permitam negociar coletivamente. (…)

Steve, a Apple pode fazer melhor!”

Mais do que prontamente, Steve Jobs deu uma de suas legendárias respostas curtas e grossas, mas que costumam dizer bastante coisa (ou absolutamente nada). O CEO da Apple escreveu: “Ainda que todo suicídio seja trágico, as taxa de suicídios da Foxconn está bem abaixo da média na China. Chega disso”.

Em outras palavras, Jobs disse que a coisa está ruim, mas na verdade está boa, já que a quantidade de suicídios está abaixo do que é comum na China. Será que só eu vejo uma contradição nisso?

[Atualização às 14h40] De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a taxa de suicídios na China é de 13,0 homens para cada 100 mil pessoas e de 14,8 mulheres para cada 100 mil pessoas. No Brasil, é de 6,6 para homens e 1,8 para mulheres.

Com informações: MacStories.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque