Arquivo Celular

iPad coloca Apple em terceiro lugar no mercado de notebooks

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

As vendas do iPad continuam com força total. Depois da Apple lançar o aparelho em mais alguns países, os resultados começam a aparecer nos gráficos. Um analista do Deutsche Bank, uma instituição financeira da Alemanha, fez os cálculos e já afirma categoricamente: a Apple é a terceira maior vendedora de notebooks do mundo.

Mas antes de continuar com o texto, é importante destacar: os cálculos da analista só são possíveis se considerarmos que o iPad pode ser comparado a um notebook e, portanto, contabilizado junto com essa classe de produtos. Durante o lançamento do iPad, Steve Jobs disse que o gadget seria uma solução intermediária entre o celular e o notebook, mas os dados do Deutsche Bank coloca tudo isso em um mesmo saco.

Em posse de números de participação de mercado gerados pelo IDC, foi relativamente simples recalcular o gráfico. Conforme você visualiza abaixo, a guinada da Apple na participação porcentual desse mercado disparou quando o iPad começou a ser vendido.

Mercado global de computadores portáteis (com iPad) | Clique para ampliar

A maior produtora de notebooks e computadores portáteis do mundo continua sendo a HP, mas sua participação caiu para abaixo dos 20% em 2010. Em segundo lugar temos a Acer, que também vislumbra um movimento de queda. O tracejado vermelho, da Apple, mostra que a firma de Cupertino só faz subir desde que o iPad foi lançado.

De acordo com a analista, os 2,4 milhões de MacBooks e MacBooks Pro vendidos no último trimestre foram amplamente beneficiados por mais 3,2 milhões de iPads, que foram acrescentados à participação de mercado da Apple.

Steve Jobs agradece.

Com informações: Fortune.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque