Facebook contorna inteligentemente o bloqueio do Google

Rafael Silva
Por

A briga esquentou. Depois que o Google bloqueou a importação de dados pela API de contatos do Gmail (e aparentemente do Orkut também), o Facebook decidiu que contra-atacaria da forma menos amigável possível: disponibilizando uma alternativa à API de contatos. Ao invés de criar a sua própria ferramenta que permite a exportação de emails, como o Google tão delicadamente exigiu, a rede social agora oferece uma alternativa que envolve baixar um arquivo .csv.

Quando um usuário tentar encontrar seus amigos e o Google retornar resultado algum, o Facebook mostrará a tela acima. O grande botão azul de Download Your Contacts baixa, caso o usuário esteja logado no Gmail, um arquivo .csv com todos os endereços de email. Esse arquivo é então selecionado e enviado para o Facebook, que procura os amigos, oferece a opção de adicioná-los automaticamente e ainda dá a alternativa de enviar convites para aqueles que não ingressaram na rede.

Segundo um engenheiro consultado pelo TechCrunch, essa técnica pode ser bloqueada, caso o Google queira. Mas isso colocaria em risco outras ferramentas que fazem uso dessa função.

Um leitor até comentou ontem que a exportação de emails dos amigos no Facebook é possível através do Yahoo! Mail, mas essa característica não parece funcionar para todos. A API do Facebook não revela endereços de email oficialmente, então é provável que o Yahoo! esteja usando algum método alternativo ou não documentado.

Com informações: TechCrunch.