Recurso do Safari para iPhone pode ser usado em golpe

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 horas

Usuários de algum dispositivo rodando iOS já devem ter percebido uma característica interessante no Safari. Ao abrir uma página formatada especialmente para o dispositivo ele esconde a barra de endereços. O Google, por exemplo, faz uso desse recurso em diversos dos seus serviços, incluindo o Gmail. Mas segundo um pesquisador de segurança, esse recurso pode ser explorado por pessoas maliciosas de uma forma bem esperta.


Um hacker pode, por exemplo, criar uma página idêntica à versão móvel d e um banco, usar o recurso de esconder a barra de endereços e exibir logo abaixo dela uma imagem da barra com o endereço real do banco. A imagem abaixo, criada por Nitesh Dhanjani, demonstra muito bem como esse recurso é aplicado. Se você não está convencido, visite esse site criado por Dhanjani do seu iPhone ou iPod Touch e veja como ele funciona ao vivo.

Um usuário distraído não percebe que abriu uma página falsa, coloca seus dados de acesso e o hacker acaba recebendo-os de mão beijada na sua caixa de entrada dois minutos depois, sentado confortavelmente no sofá do porão escuro da casa que ele divide com a mãe. (Estereotipando? Eu?)

O pesquisador disse em seu blog que alertou a Apple dessa falha inesperada. A empresa então respondeu dizendo que está ciente do problema mas não sabe como ou quando irá corrigi-lo.

Esse parece ser o melhor caso de “It’s not a bug, it’s a feature!” que já vi até hoje no iPhone.

Com informações: TUAW.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados