Palestra aconteceu durante Campus Party 2011 (foto: @graveheart) | Clique para ampliar

Uma plateia lotada e mais de quatrocentas pessoas conectadas por meio do streaming ao vivo. Foi essa a audiência do Mobilon, o patrão aqui do TB, na Campus Party. É verdade que já faz alguns dias que ele se apresentou para um público que queria saber como profissionalizar, mas só agora – atendendo a pedidos – eu comento a palestra do fundador deste humilde blog.

A pergunta é realmente difícil. O que fazer para tornar seu blog um projeto profissional? Para início de conversa, Thiago Mobilon esclareceu que um site lucrativo não é sinônimo de site profissional. Mais do que uma forma de trabalhar, o profissionalismo deve ser um pensamento na cabeça do blogger, que deve manter sempre sua ética e moral, seguindo em frente com disciplina em busca de seus objetivos.

Isso não é tudo, porém. Nosso fundador revelou que investir grana é fundamental para que um blog profissional dê certo (como em qualquer negócio, aliás). Pode até parecer que as coisas são de graça na web, mas o fato é que não são. Somente no ano passado houve um investimento da ordem de R$ 250 mil no Tecnoblog para financiar o crescimento do site.

Esse dinheiro foi colocado em diversas frentes. Por exemplo, os editores do site – eu, inclusive 😉 – têm carteira assinada e todos os benefícios que se espera de uma empresa de comunicação. E todos os demais funcionários são pagos. Seja colunista, redator ou desenvolvedor, no TB não há espaço para serviço gratuito.

Com um investimento dessa magnitude, os resultados vieram. Tanto o nosso número de visitantes únicos como de pageviews mais do que duplicou durante o ano passado. E o que melhor simboliza esse crescimento: o tempo online médio de cada visita saltou de 1 minuto e 30 segundos para 2 minutos e 30 segundos.

Profissionalização do seu blog com Thiago Mobilon (foto: @marcusaurelioo) | Clique para ampliar
Profissionalização do seu blog com Thiago Mobilon (foto: @marcusaurelioo) | Clique para ampliar

Um dos pontos principais para ter um blog profissional é criar soluções para as suas próprias demandas. No nosso caso, foi necessário criar uma barra de destaques própria (aquela que aparece na página inicial, abaixo do menu), com direito a drag’n’drop nativo. Mas o que dá mais orgulho no Leandro Alonso, o developer-mor do TB, é o sistema de login completamente integrado a Facebook, Twitter e Google Account. Só não se loga aqui no blog quem não quer!

Nessa semana nós tivemos mais um lançamento que comprova a vocação do TB para criar coisas novas. Entrou no ar o novíssimo TB Fórum, que é completamente diferente de tudo o que você já viu. Sabe aqueles fóruns com salas, subsalas e subsubsalas? Essa complicação não tem vez por aqui. É tudo fácil e bonito, para atrair ainda mais usuários (e para satisfação pessoal do Mobilon, que trabalha nesse recurso faz tempo).

E esses são só alguns dos aspectos que envolvem o pensamento profissional, que fará com que o seu blog prospere. Claro que não se limita a isso, pois ainda é preciso cuidar bem do conteúdo que é publicado, mandar ver em um design bacana, entre tantas outras coisas.

Se você ficou interessado, sugiro que assista aos vídeos abaixos, que foram transmitidos ao vivo. Infelizmente o segundo está com o áudio ruim (sabe-se lá por quê, mas suspeito que tenha a ver com a queda de energia durante a palestra).

Video streaming by Ustream

Video streaming by Ustream

Abaixo você encontra a apresentação do Thiago Mobilon durante a Campus Party, em forma de conteúdo do Slideshare. Fique à vontade para rever quantas vezes quiser, e use os comentários caso tenha alguma dúvida!

Dito isso, só posso desejar boa sorte para que você continue no caminho certo e faça seu site ou blog crescer de forma fenomenal. O TB está aí para provar que isso é possível. 🙂

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados