Conheça o jornal feito especialmente para iPad: The Daily
Um evento em Nova York marcou o lançamento do primeiro jornal produzido especialmente para tablets. “Novos tempos demandam novo Jornalismo”, afirmou Rupert Murdoch, o magnata das comunicações e presidente do grupo News Corp, durante a apresentação do novo produto. Realmente, o The Daily chega para mostrar que é possível fazer Jornalismo voltado para o meio digital.
Foram meses de espera, até que a News Corp mostrou para o público como pretende lidar com esse novo Jornalismo. O The Daily será diário – como o nome já sugere –, porém com um layout que lembra muito o de uma revista. Caso seja necessário, ele vai estampar plantões e notícias extremamente importantes. Para completar, há integração com as redes sociais (leia-se Facebook e Twitter) de fábrica.
A promessa do publisher Greg Clayman é que 100 novas páginas serão produzidas diariamente para uma nova edição do The Daily. As edições do The Daily sairão todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, com noticiário voltado para os Estados Unidos. Murdoch não descartou lançar o jornal digital em outros países, mas por enquanto o foco é na América.
Interatividade é uma das palavras de ordem para que o jornal fosse finalmente lançado. As reportagens apresentam questionários, no melhor estilo “você sabia?”, para testar os conhecimentos do público leitor. E a área de esportes tem um design à parte, que mais lembra um aplicativo da ESPN ou algo que o valha, para exibir os últimos resultados de jogos.
Alguém tem que pagar por esse conteúdo. Inicialmente, a assinatura do The Daily custa 99 cents por semana (menos de 2 reais). Para que esse modelo de assinatura fosse viável, a Apple precisou desenvolver uma tecnologia própria para esse fim, que por enquanto só está disponível nesse jornal. A promessa, entretanto, é de que ela seja liberada para demais publicações (reza a lenda que o New York Times está louco por isso) “em breve”.
E se você não gosta de ler jornal, fique sabendo que até as palavras-cruzadas marcam presença nesse aplicativo. Bem como as fofocas do dia e recomendações de aplicativos, que podem ser baixados diretamente da App Store.
Tomara que dê certo. Parece-me que, dessa vez, Murdoch acertou. Principalmente por conta do baixo custo da assinatura.