Foi lançado ontem o primeiro Beta do Ubuntu 11.04, e ao que tudo indica pelas novidades no lançamento, a Canonical resolveu fazer de 2011 o ano das mudanças drásticas. Se você pensa que a maior mudança está no uso do Unity, prepare-se para muitas surpresas.

O lançador do lado esquerdo, por exemplo, está cheio de novidades. Ao clicar com o botão direito do mouse você tem acesso à funções especiais para cada programa. Cada ícone agora pode mostrar pequenas mensagens e barras de progresso, além de outras coisas. No Evolution, por exemplo, é possível ver quantos emails não-lidos você tem na caixa de entrada.

Além disso, o recurso de arrastar e soltar arquivos agora é inteligente. Arraste um arquivo de áudio (por exemplo) para o lançador, e somente os programas capazes de abrir esse arquivo ficarão habilitados. Além disso, o lançador fica escondido tão logo uma janela o “toque” ou fique maximizada, garantindo que o máximo da tela seja utilizada. Um programa precisa chamar a sua atenção (por exemplo, uma mensagem nova ou um download que chegou ao fim)? Apenas o ícone do programa será exibido, e ele vai “tremer” para chamar sua atenção.

O vídeo abaixo mostra algumas dessas funções. Perceba que tudo roda absurdamente rápido. Será que em computadores menos velozes será assim?

Além disso, o Beta já traz a última versão do Firefox 4 e do LibreOffice, além de um Centro de Programas revisado. O download pode ser feito na página do Ubuntu e, como sempre, não custa lembrar que essa é uma versão que possui vários bugs e portanto não deve ser instalado em ambientes de produção.

Com informações: OMG! Ubuntu

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados