Intel anuncia transistores 3D e processadores Ivy Bridge

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias
Transístor antigo à esquerda e o novo transístor 3D à direita | Clique para ampliar

A Intel anunciou hoje uma evolução no que diz respeito a transistores. Antes, eles só ficavam menores. Agora a fabricante de chips conseguiu também diminuir o seu tamanho e aumentar a eficiência. Eles conseguiram isso graças à tecnologia 3D Tri-Gate. Ao contrário do que o nome pode sugerir, os novos transístores não serão usados especificamente para eletrônicos com capacidade de exibir imagens em três dimensões. Na verdade o 3D está na forma como eles são fabricados.

Na imagem acima essa diferença é exibida. Simplificando bastante o que entendi da apresentação da empresa, o primeiro (tecnologia usada há pelo menos 40 anos) permite que a corrente elétrica passe por apenas um canal, enquanto que o segundo, por ter três lados em que a corrente passa, consegue passar mais energia ser mais eficiente, por permitir mais ciclos por processo.

De acordo com a Intel, essa nova arquitetura pode ter ter 37% de aumento em termos de performance e até 50% de redução em consumo de energia, quando comparada com a arquitetura Sandy Bridge, por exemplo.

Os novos transístores 3D são de 22 nanômetros e serão lançados na nova linha de processadores Ivy Bridge, que devem aparecer no mercado a partir do segundo semestre do ano. Essa nova arquitetura de transistores de 22 nanômetros será adotada em toda a sua linha de processadores Intel, desde o mais simplório até o mais parrudo, e deve garantir a continuidade da conhecida Lei de Moore.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados