Até agora o Chrome OS estava restrito a alguns notebooks, criados especificamente para o sistema por fabricantes em parceria com o Google. Mas isso não quer dizer que o sistema seja só para computadores portáteis. Ao menos é o que pensa a Xi3 Corporation, a empresa que anunciou essa semana seu próximo desktop PC. Ele tem um chassi de alumínio cromado, chama-se ChromiumPC e vai ser vendido com Chrome OS. Mais Inception que isso, impossível.

O ChromiumPC é um modelo da linha de computadores modulares originalmente anunciada no final do ano passado pela Xi3. Ele é chamado de modular porque ele contém placas que podem ser trocadas com facilidade, permitindo que outros sistemas sejam rodados numa mesma configuração, por exemplo. E assim como qualquer computador rodando Chrome OS, ele foi desenhado para ser um computador ligado à nuvem.

O modelo anunciado oficialmente no ano passado tinha opções de processadores dual ou single core de 64 bits, saídas USB, eSATA, HDMI, VGA, DVI e Ethernet, mas não sabemos se essas serão as mesmas características do ChromiumPC ainda, só confirmaram as opções de processadores. Por enquanto ele não tem preço anunciado e começa a ser vendido a partir do dia 4 de julho.

Como bem notou aquele ZTOP, a empresa também tem um pé no Brasil, embora nenhuma das páginas tenha uma versão em português. Por isso, é bem provável que o Xi3 seja o primeiro computador com Chrome OS a ser lançado no Brasil, se a Samsung ou a Acer não se apressarem com seus respectivos Chromebooks.

Com informações: BusinessWire

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados