Arquivo Computador

Em 2015 quase metade dos notebooks serão quad core

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Analistas da empresa de pesquisa de mercado IHS Isuppli liberaram um levantamento sobre o poder de processamento de computadores nesta semana. O relatório afirma que 49% dos notebooks do mercado deverão ser equipados com processadores de quatro núcleos até 2015.

De acordo com os números apresentados pela empresa, atualmente apenas 9% dos notebooks à venda são equipados com chips de quatro núcleos, mas em quatro anos eles deverão abocanhar praticamente metade do mercado. Até lá, os computadores com processadores de seis núcleos – como o atual Core i7, da Intel – deverão dar as caras em 18% das máquinas.

Intel Core i7 com quatro núcleos | Crédito: MaximumPC

“Por anos o foco da indústria foi conquistar desempenho com mais e mais mega-hertz e giga-hertz, mas a partir de agora a batalha se dará no campo da quantidade de núcleos dos chips”, diz Matthew Wilkins, analista da companhia responsável pelo estudo.

Ainda que Intel e AMD já tenham seus próprios processadores móveis de quatro núcleos prontos em suas prateleiras, o estudo afirma que eles deverão evoluir muito até cair nas graças do público. De acordo com a previsão, até 2015 nada menos do que 90% dos computadores à venda terão tecnologias APU, em que um único chip é responsável pelo processamento de vídeo e de dados. “Esses chips deverão oferecer desempenho superior consumindo menores quantidades de energia”, finaliza o estudo.

Com informações: Inquirer

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque