Lenovo bate Dell e chega ao segundo lugar nos PCs

HP permanece líder em distribuição de computadores no mundo.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há -1560 s

A chinesa Lenovo chega ao segundo lugar em número de PCs vendidos ao redor do mundo. Com isso, a companhia desbanca a americana Dell, que nos últimos tempos vem sofrendo com a crise em mercados importantes (leia-se: Estados Unidos e Europa). Por sua vez, a Lenovo tira proveito justamente do mercado interno, abastecendo os chineses com novos equipamentos e, assim, ampliando as vendas.

Em dados da consultoria da IHS iSuppli para o terceiro trimestre, a Lenovo aparece com 12,5 milhões de PCs distribuído. A sua frente permanece a HP, que sentou no trono da computação pessoal pessoal faz tempo e parece não querer largar a coroa. A Hewlett-Packard distribui 16,2 milhões de máquinas no período de julho a setembro. A Dell, que já liderou o mercado, aparece na terceira posição, com 11,2 milhões de PCs distribuídos.

Distribuição de PCs em 2011 (fonte: IHS iSuplli)

A notícia chega sem causar muita surpresa. Todo mundo sabe que Estados Unidos estão se recuperando de uma crise pesadíssima, enquanto a Europa parece se afundar cada vez mais nesse mesmo tipo de problema. A Lenovo, esperta que só, reforçou as vendas no território chinês. Eles já montam as máquinas por lá, e agora não precisam de navios para transportar milhares de computadores, visto que a distribuição se dá internamente.

E pensar que, alguns anos atrás, ninguém falaria em comprar uma máquina da Lenovo no Brasil. Desde que eles adquiriram a divisão de PCs da IBM e licenciaram a marca para os notebooks próprios, ainda em 2005 — ano em que posicionaram a sede nos Estados Unidos, bem onde ficava o grupo ThinkPad da gigante azul —, esse mercado mudou bastante. Sem falar que o interesse pelos computadores de mesa tem diminuído, com maior desejo pelos notebooks.

Pessoalmente, não conheço ninguém que tenha um computador da Lenovo. Costumo ver mais Vaio, da Sony, ou ainda Acer, que figura na quarta posição em total de máquinas distribuídas, de acordo com a IHS iSuppli. Cá no Brasil ainda temos o fenômeno das máquinas montadas para desktops, em que o sujeito vai numa loja, escolhe as especificações, e então o técnico fornece o equipamento completo com garantia dele, além das garantias para cada componente individual.

Com informações: MSNBC.com Technolog

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados