Twitter compra a Summify, serviço que tira da timeline aquilo que não interessa
Startup integradora de conteúdos é agora mais uma no cartel do gigante social.
Startup integradora de conteúdos é agora mais uma no cartel do gigante social.
O Twitter anunciou na semana passada a compra da Summify, uma startup sediada no Canadá e que foi fundada por dois ex-estagiários romenos que trabalharam no Google e na Microsoft. Ela poderá livrar nossas timelines daquilo que não nos interessa.
A dupla criou um sistema que se baseia nas preferências de acesso e leitura dos seus amigos no Google, Facebook e Twitter para enviar periodicamente consolidados com as melhores mensagens por e-mail, via um aplicativo para iOS ou em seu próprio web-aplicativo.
Inicialmente, os dois criaram um plugin chamado ReadFu (2009) que resumia e dava estatísticas de uma determinada página e seus respectivos hyperlinks. Em março de 2010 o serviço foi renomeado para Summify e o beta – já bem mais aprimorado – enviava resumos mais detalhados diariamente para o email de seus usuários.
Em julho de 2011 o aplicativo para iPhone era lançado. No mês seguinte o conteúdo resumido do Summify passaria a abranger as redes sociais que até hoje são o seu principal alvo, em um serviço que funciona extremamente bem e que oferece uma interface simples e agradável aos olhos.
Como resultado da venda para o Twitter, o Summify não está mais aceitando novos membros e deve encerrar suas atividades em muito breve, segundo anunciaram os seus fundadores em um último post em seu blog.
O post, entretanto, não diz quando e nem como o Twitter pretende integrar o Summify. De qualquer maneira, posso dizer que qualquer coisa que o Twitter faça com ele não será algo ruim. E olha que o Twitter precisa muito de uma boa vassoura capaz de separar o lixo do que realmente interessa…
Como serviço, o Summify ‘entende’ com bastante eficiência e precisão aquilo que é mais lido em seus feeds favoritos e entre os seus amigos nessas redes. A lógica toda do serviço e o consolidado de mensagens tem sido especialmente úteis para seus usuários e o serviço já agregou quase 8 bilhões de posts.
Nossa visão de longo-prazo na Summify sempre foi conectar pessoas às notícias que lhes sejam mais relevantes e da maneira mais eficiente. Centenas de milhares de pessoas no mundo todo tem aberto novas contas no Twitter; nós percebermos que esta é a melhor plataforma para executarmos nossa visão em uma escala realmente global” — afirma a Summify no post.
Atualizado às 15h50.