Depois de muita especulação, a Microsoft revela que a próxima versão do Windows terá uma marca diferente daquela que nós estamos acostumados. Ao longo dos anos a marca foi mudando, porém sempre seguindo mais ou menos o que foi mostrado lá no Windows 3.1, de 1992. Dessa vez a mudança é total para acompanhar a quebra de paradigma da empresa ao adotar o visual Metro como principal novidade do Windows 8.

Nova marca do Windows 8 | Clique para ampliar

A Microsoft admite que a marca anterior lembrava bem mais uma bandeira do que propriamente janelas. E a essência do sistema operacional são justamente as janelas, que podem ser minimizadas, maximizadas, movidas para os cantos e tudo aquilo que você já sabe.

“O que começou como uma simples janela para acompanhar o nome do produto se tornou uma bandeira dançante ou voando”, diz Sam Moreau no blog oficial do Windows, citando a evolução nos processadores gráficos que fez com que a marca chegasse ao resultado atual, cheia de sombras, brilhos e outros efeitos gerados por computador.

Diz a empresa que todos os aspectos do Windows foram repensados para a próxima versão. Eu ainda aposto que o nome não será Windows 8, mas isso é o menos importante. De acordo com a Microsoft, nada deixou de ser reimaginado para o sistema operacional, nem mesmo a marca. O resultado é a imagem que você vê acima.

“Nós fizemos menos um redesign e mais o retorno para o significado original, trazendo Windows de volta para suas raízes”.

A marca apresentada hoje se propõe a ser moderna e clássica simultaneamente. Também a apresentar a ideia de “autenticamente digital” do visual Metro que o Windows 8 incorpora.

Design feito pela empresa americana Pentagram.

Atualizado às 16h20

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

O jornalista Thássius Veloso é uma voz proeminente na cobertura de tecnologia no Brasil, com atuação em feiras de eletrônicos, TI e inovação desde 2008. Como editor no Tecnoblog e comentarista na rádio CBN, traduz o complexo universo digital ao grande público. Sua experiência inclui os principais eventos internacionais (CES, IFA e MWC) e conferências de gigantes como Apple, Meta, Microsoft, Samsung e Google. Reconhecido por sua capacidade de provocar reflexões sobre o futuro, Thássius atua como palestrante e apresentador em grandes eventos, como Web Summit, Rio Innovation Week e Futurecom, e também como professor de media training, com linguagem jovem e despojada. Suas análises e reportagens já foram destaque no Jornal Nacional e GloboNews. Venceu três vezes o Prêmio Especialistas e foi indicado quatro vezes ao Comunique-se. Ativo nas redes sociais (@thassius) e no site thassius.com, é um dos principais influenciadores de tecnologia do país.