Galaxy Nexus vence Windows Phone, mas usuário não ganha prêmio
Microsoft só reconheceu vitória do Galaxy Nexus após repercussão na internet.
A Microsoft causou polêmica com a promoção Smoked by Windows Phone. Na campanha criada inicialmente durante a CES 2012, o evangelista da plataforma, Ben Rudolph, desafiava donos de outros smartphones a executar determinadas tarefas de maneira mais rápida que seu HTC Ultimate, mostrando a praticidade e os atalhos que o sistema oferece. Se vencesse, o usuário ganharia US$ 100, mas pouquíssimos conseguiram o feito.
O Smoked by Windows Phone deu tão certo que apareceu em uma das lojas da Microsoft nos Estados Unidos. O proprietário de um Galaxy Nexus, Sahas Katta, venceu um Windows Phone numa tarefa que consistia em verificar a previsão do tempo em duas cidades diferentes. Estava tudo preparado para o vendedor da Microsoft vencer o desafio — duas Live Tiles estavam prontinhas para serem vistas na tela inicial, mas o usuário Android usou a mesma tática.
O proprietário do Galaxy Nexus foi ainda mais esperto e obteve uma fração de segundo de vantagem em relação ao Windows Phone desativando a tela de bloqueio do Android. Enquanto o vendedor precisava deslizar a tela para cima no seu Windows Phone, Sahas Katta precisou apenas apertar um botão. Como prêmio ele ganharia um notebook avaliado em US$ 1.000 e um smartphone, mas não foi o que aconteceu.
Mesmo sendo mais rápido, a Microsoft disse que ele perdeu o desafio, já que deveria verificar a previsão para duas cidades diferentes em dois estados diferentes, algo que não havia sido dito anteriormente. Após a publicação da história em diversos sites internacionais e a repercussão nas redes sociais, Ben Rudolph se desculpou publicamente no Twitter e forneceu os prêmios. Fica a dúvida se o usuário Android realmente ganharia os prêmios se não fosse todo esse barulho.
Hey @sahaskatta , @Microsoftstore & I want to make things right.So I’ve got a laptop & phone (& apology) for you. Email me!
— Ben Rudolph (@BenThePCGuy) March 26, 2012
A campanha também desembarcou no Brasil com o nome “Meu celular comeu poeira do Nokia Lumia com Windows Phone”. Nossos queridos editores Rafael Silva e Thássius Veloso participaram do desafio com um iPhone 4S e um Sony Ericsson Xperia ray — e obviamente perderam, assim como todos os outros competidores. Vale a pena dar uma olhada:
Com informações: The Verge.