Estes são os 20 programas de PC que você deve atualizar agora mesmo
55% dos programas instalados em computadores com Windows — incluindo VLC, Skype e Java — não estão na versão mais recente
55% dos programas instalados em computadores com Windows — incluindo VLC, Skype e Java — não estão na versão mais recente
A Avast divulgou um relatório que revela os programas mais utilizados em PCs ao redor do mundo. Além disso, a empresa de antivírus descobriu que 55% dos aplicativos instalados não estão na versão mais recente — incluindo VLC, Skype e Java — e correm mais riscos de segurança, por isso devem ser atualizados o quanto antes. A análise leva em conta mais de 163 milhões de dispositivos com Windows.
A lista inclui plugins (Adobe Shockwave, Java Runtime Environment, DivX Plus), reprodutores de mídia (VLC, iTunes, GOM), compactadores de arquivos (7-Zip, WinRAR) e leitores de PDF (Foxit, Nitro PDF Professional). O navegador Mozilla Firefox também é mencionado, assim como o cliente de e-mail Thunderbird.
Existem diversos motivos para que esses aplicativos estejam desatualizados. Alguns deles não avisam o usuário quando uma nova versão está disponível, então é necessário checar isso manualmente — e muita gente não faz isso. As atualizações costumam trazer correções de segurança importantes, mas a maioria das pessoas não vê sentido em “perder tempo” fazendo download se o programa está funcionando.
Em outros casos, o usuário precisa — ou prefere — usar uma versão mais antiga. Acredito que isso vale para o Skype, que recebeu alguns recursos bem questionáveis nos últimos anos (ele chegou a ter stories).
Isso pode representar um risco de segurança muito grande. Aplicativos cruciais, como navegadores (Firefox), clientes de e-mail (Thunderbird) e reprodutores de mídia (VLC) devem sempre estar atualizados para evitar problemas de segurança.
Além disso, é recomendável desinstalar plugins que você não usa, como o DivX Plus Web Player, Adobe Shockwave e Adobe Air — ou então atualizá-los para a versão mais recente. Lembre-se de que o Java Runtime Environment 8 é necessário para a declaração do Imposto de Renda.
Vale notar que o JRE 8 receberá atualizações da Oracle até 2025 por ser uma versão LTS (com suporte de longo prazo). Enquanto isso, o suporte do JRE 9 e JRE 10 já acabou — e não existe um “JRE 11”.
A Avast também descobriu que 13% dos usuários do Windows 10 estão rodando versões sem suporte da Microsoft, como o RTM (de 2015) e o Creators Update (de 2016). A situação é parecida no Windows 7: 15% ainda estão na versão RTM lançada em 2009, sem suporte da Microsoft; o restante está no Service Pack 1.
Falando em software da Microsoft, 15% dos usuários de PC ainda estão no Office 2007, que perdeu suporte oficial há alguns anos. O Office 2010 é o próximo da lista — ele deixará de receber atualizações no ano que vem — e é utilizado por cerca de 3% da base analisada.
Esta é a lista dos programas que mais permanecem desatualizados, com os respectivos links para você baixar a versão mais recente:
A análise da Avast também revela os programas com maior base instalada em PCs. Reunimos abaixo a lista completa, que inclui navegadores web (Chrome, Firefox, Opera), descompactadores de arquivos (WinRAR, 7-Zip) e reprodutores de mídia (VLC, iTunes).
Há ainda outros destaques como Dropbox, Steam, aplicativos da Microsoft — Office, Skype, o antigo Windows Live Essentials — além do CCleaner (da Avast) e de programas da CyberLink que costumam vir pré-instalados no computador. Que fique claro: essa é a lista dos programas com maior base instalada, não os mais usados.
A lista completa segue abaixo:
Com informações: Avast.