Caminhoneiro de internet: quem são os personagens que mantêm Euro Truck Simulator

Conheça como uma comunidade apaixonada consegue mover um jogo por tantos anos, inspirando outras pessoas pela estrada

Ricardo Syozi
• Atualizado há 1 ano e 8 meses
Caminhoneiros dos games precisam ter o boné preparado (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Primeiro, você pega o seu melhor boné. Em seguida, toma aquele café quentinho. Agora é hora de se ajeitar no banco, ver se tudo está funcionando e, finalmente, cair na estrada. Uma estrada virtual. É desse jeito que muitos jogadores apaixonados por Euro Truck Simulator começam uma jogatina que pode levar horas. Garantindo uma experiência única e que carrega o jogo por anos após o seu lançamento.

A viagem percorrida por Euro Truck Simulator

Com sua primeira versão lançada em 2008, a franquia Euro Truck Simulator ganhou rapidamente um grande grupo de seguidores. O game oferece caminhões diversos, uma paisagem europeia e uma jogabilidade que pode ser curtida tanto por pessoas casuais quanto as mais hardcore.

O foco é o de entregar uma experiência bastante realista, enquanto os caminhoneiros digitais realizam entregas pelas estradas.

Já em 2012, a desenvolvedora SCS Software lançou uma sequência para abraçar ainda mais a comunidade de entusiastas. Disponível para PCs com Windows, Linux e macOS, Euro Truck Simulator 2 melhora toda a jogatina.

Nessa empreitada, há 17 marcas licenciadas de caminhões, de Renault a Scania. Além disso, opções variadas de customização do veículo e das habilidades do motorista podem ser acessadas no modo carreira. Esse direcionamento permite uma trajetória de caminhoneiro novato a dono de uma empresa completa.

Há mods variados que adicionam mapas e outros recursos ao jogo, aumentando ainda mais a sua longevidade e variedade.

Dessa forma, os jogadores podem curtir a obra da maneira que quiserem. O motorista pode apenas viajar pelas estradas da Europa ou ser agressivo em sua carreira, fazendo muitas entregas para crescer mais rapidamente.

E é exatamente essa liberdade que mantém uma comunidade forte e apaixonada 10 anos depois do lançamento do primeiro jogo.

Mãos no volante e rádio sintonizado

Não basta unicamente ligar o computador e sair dirigindo. O que importa é viver a experiência como um todo, da forma mais realista possível. Essa é a missão das pessoas desse grupo, pois jogar o título não é uma brincadeira qualquer.

Ou seja, essa é a hora de colocar aquele boné especial, vestir uma jaqueta estilosa e colocar pra tocar uma playlist feita apenas para a jogatina de Euro Truck Simulator 2. É claro que usar um volante ao invés de um controle aumenta ainda mais a imersão.

O Tecnoblog conversou com alguns membros dessa comunidade para entender mais sobre como é a jogatina que se torna quase um estilo de vida.

A Maka é uma streamer com mais de 380 mil seguidores na Twitch, ela falou mais sobre como começou nesse game:

Eu comecei jogando no controle, mas eventualmente comprei um volante para curtir. A sensação e a jogabilidade são totalmente diferentes. Para quem gosta de dirigir, assim como eu, ter todo esse setup faz uma diferença absurda. Meu pai é caminhoneiro, ele me deu até um boné com o meu nome bordado para as minhas jogatinas, que eu sempre faço questão de vestir na hora de começar.

Euro Truck Simulator
A Maka curtindo uma música enquanto dirige o seu caminhão (Imagem: Reprodução / Twitch)

A Aline Figueiredo, o nome verdadeiro da Maka, faz transmissões ao vivo do jogo, além de outros títulos em seu canal da Twitch. Porém, quando se trata de Euro Truck Simulator 2, a streamer coloca até uma playlist só com músicas sertanejas para entrar no clima. Ela ainda ressaltou a qualidade dos espectadores que participam das lives de caminhões pelo velho continente:

A comunidade é super animada. Eles sempre querem entrar no comboio para interagir, jogar junto e até bater papo no rádio como se fosse na vida real. Muitos sempre me perguntam sobre o Euro Truck durante lives de outros games. Além disso, a galera é muito simpática, não rola briga. É até surreal de ver tantas pessoas comportadas no chat.

Boné, música sertaneja e estilo

Encontrar outros fãs pelas redes sociais não é nada difícil. Com uma simples busca, consegui me deparar com motoristas no TikTok, Twitter, Facebook e Twitch, claro. Alguns jogam de forma tranquila, muito similar a qualquer outro usuário por aí. Contudo, há sempre aqueles que prezam pela imersão, fazendo sotaques e tomando café direto de garrafas térmicas durante a brincadeira.

DuhDriver, por exemplo, é um brasileiro com mais de 50 mil seguidores no TikTok. Ele decidiu criar um setup que faz jus a um cockpit de verdade. Desse jeito, cada postagem é cheia de estilo, com muitas luzes e uma trilha sonora que traz clássicos como Chitãozinho e Chororó.

Ele não pôde participar de uma entrevista, mas mostrou o seu setup e vários de seus conteúdos.

Outro nome curioso é Tate_Truck, um espanhol que gosta de colocar o boné na cabeça e criar toda uma imersão diferenciada enquanto dirige o seu veículo e faz entregas. Da mesma forma que a Maka, o streamer relatou ao Tecnoblog o que mais curte na imersão: “Você consegue muito com o jogo, tendo uma experiência gostosa e real ao mesmo tempo.”

Tate_Truck não conseguiu conversar muito comigo, mas aproveitando a ocasião, peguei o depoimento de alguns seguidores no servidor Discord do streamer.

É possível comprar o game por 4,99 euros, então só com o jogo base você tem um grande número de estradas para que ele possa lhe dar uma boa experiência. Se você acabar gostando, pode expandi-lo com a grande variedade de DLCs. Vale cada centavo.

Usuário chamado Crowjose

Já joguei por mais de 800 horas e não pretendo parar. A verdade é que os mods lhe dão muito mais jogabilidade, o que dá a sensação de realmente poder viajar por aí. Além disso, poder fazer comboios e jogar online é a melhor coisa sobre o game.

Usuário chamado ericpascual06_

Sendo assim, dá para notar que o foco de cada jogador é o de garantir uma experiência genuína para si mesmo primeiramente, pois dessa maneira consegue entregar a seus fãs e espectadores algo mais imersivo e confortável.

Uma comunidade que “entrega” o jogo

Assim como Euro Truck Simulator é um game que permite aos jogadores realizarem entregas por diversas localidades, é possível fazer uma analogia com sua comunidade. Mesmo com muitos anos de seu lançamento, esse título é a prova de que quando um grupo abraça o produto, ele pode durar por bastante tempo.

Ou seja, os fãs realmente “carregam” o jogo e “entregam” diversão uns para os outros.

Criar toda uma temática para as transmissões ou postagens é apenas uma parte de todo o conceito. Porém, cabe a cada indivíduo gostar de verdade da brincadeira, pois o público percebe desgosto ou tédio. É aí que a comunidade faz toda a diferença.

Por exemplo, no momento de publicação deste especial, há mais de 30 mil jogadores ativos no jogo no Steam. Para efeito de comparação, o jogo está na frente de obras como Warframe, Final Fantasy XIV Online e Monster Hunter Rise. Já na Twitch, há 1,7 milhão de seguidores.

Com tudo isso em mente, fica fácil entender que o que faz o sucesso a longo prazo de um produto é simplesmente as pessoas que o consomem.

E Euro Truck Simulator tem caminhoneiros “pra lá de metro”.

Leia | O que é o Force Feedback de um volante gamer?

Relacionados

Escrito por

Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.