Chipgate: não, seu iPhone 6s não é pior por ter processador da Samsung

Testes que refletem uso diário apontam que não há diferença significativa entre os dois modelos

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano

Há várias gerações, a responsável por fabricar os processadores da Apple usados nos iPhones é a Samsung. Este ano, o cenário é diferente — e isso está causando algumas polêmicas. De acordo com a Chipworks, a Apple contratou duas fabricantes para produzir o A9: a Samsung, como de costume, e a TSMC, que fabrica os processadores dos iPads há algum tempo.

Desde o lançamento dos novos iPhones há rumores sobre uma possível diferença nos chips: o iFixit, já conhecido por desmontar tudo o que vê pela frente, revelou que o iPhone 6s que eles destrincharam tinha um chip da Samsung, enquanto o iPhone 6s Plus era equipado por um processador da TSMC. Depois, foi constatado que na verdade ambos os iPhones podem ser equipados com ambos os processadores. Mas qual a diferença entre eles?

Em tese, os dois não deveriam ser diferentes, uma vez que equipam o mesmo smartphone (e não é possível saber qual iPhone vem com qual chip antes da compra). Mas eles têm algumas diferenças importantes: a Samsung fabrica o APL898, com processo de 14 nanômetros, enquanto a TSMC produz o APL1022, de 16 nanômetros.

Isso poderia significar que, na prática, o desempenho do processador fabricado pela Samsung tem maior eficiência energética, por ter processo de fabricação mais avançado. No entanto, inicialmente, este tópico no Reddit mostrou o contrário: chineses rodaram alguns testes (duvidosos) e constataram que o processador fabricado pela Samsung consome cerca de 20% mais bateria e esquenta mais (40ºC) quando comparado com o da TSMC (37ºC). Essa diferença gerou tanta confusão que ganhou até um nome: chipgate.

iphone-6s-benchmark-austin

É até compreensível que consumidores (ou, nesse caso, mais para fissurados por tecnologia) fiquem frustrados com a Apple. Alguém que compra um iPhone 6s espera um desempenho igual ao do seu amigo, por exemplo, mas não foi isso que os benchmarks mostraram. Austin Evans, um youtuber de 1,1 milhão de inscritos, fez mais testes e apresentou resultados que poderiam favorecer quem tem iPhone 6s com processador da TSMC:

Depois de colocar exatamente o mesmo brilho nos dois dispositivos, Evans rodou o benchmark Geekbench até que ambos chegassem a 50% de bateria. O resultado foi impressionante: o iPhone 6s com o processador da Samsung chegou na metade da bateria em apenas 1h44min, enquanto o chip da TSMC demorou 2h34min, exatamente 50 minutos (!) depois. Não obstante, o processador da Samsung fez o iPhone esquentar 3ºC a mais que o da TSMC sob uso intenso.

Seria o iPhone 6s com o chip da Samsung significativamente pior que o da TSMC, então? Não. Se você acompanha a tecnologia há muito tempo, sabe que resultados de benchmarks são extremamente discutíveis para repetir o uso comum de qualquer consumidor e, muitas vezes, não refletem o desempenho real do aparelho. Portanto, o iPhone 6s com processador da Samsung não é pior que o fabricado pela TSMC. O chipgate não é real.

ars-technica-benchmark-iphone-6s

E não sou só eu que estou dizendo: o Ars Technica testou a bateria dos dois smartphones e só no teste do Geekbench 3 (que basicamente maximiza o processamento para gastar bateria) a diferença foi significativa. Ao navegar pelo Wi-Fi sem cartão SIM inserido no iPhone 6s com o chip da Samsung, o Ars relatou 610 minutos (10h10min) de bateria, contra 624 (10h24min) no chip da TSMC.

Em outro teste feito no WebGL, o processador da Samsung até teve uma autonomia maior: 352 minutos (5h52min) contra 348 min do chip da TSMC. Embora em todos os outros testes a bateria do iPhone 6s com processador da TSMC tenha durado mais, o Ars ressalta: “há definitivamente circunstâncias em que o smartphone [com chip da] TSMC dure mais que o da Samsung, mas não é um problema universal”.

consumer-eletronics-iphone-6s

E, na realidade, você nem deve notar diferença alguma no seu iPhone 6s. Como aponta o Consumer Reports, que deixou dois iPhones 6s com configurações idênticas, não houve diferença significativa na autonomia da bateria. Primeiro, eles testaram quanto tempo a bateria duraria se houvesse uma atividade constante na rede celular: a bateria de ambos os iPhones acabou em mais ou menos cinco horas, com diferença de menos de 2%.

Outro teste consistiu em testar a conexão Wi-Fi. Por meio de um aplicativo próprio, eles abriram mais de 20 sites populares, um após o outro, enquanto o player de música tocava dez músicas populares em repetição. A autonomia foi quase a mesma: 11 horas para os dois iPhones, com diferença de 1%. Não houve diferença na temperatura. Deixo abaixo o veredito publicado por eles, o qual eu não poderia reproduzir melhor:

Smartphones são tão complicados quanto as pessoas que os usam, então é impossível dizer com precisão que as diferenças registradas por nós em relação ao desempenho da bateria ― e da temperatura ― será consistente em qualquer cenário possível. Mas se os usuários do iPhone 6s ficarem desapontados com seus smartphones, nós estamos confiantes que não será porque eles compraram o modelo com o chip “errado”.

Tudo bem, mas se não há diferença no desempenho, por que a Apple optou por contratar duas fabricantes para produzir o processador do novo iPhone? Obviamente, a empresa não diz, mas há algumas teorias. A Apple vendeu 13 milhões de iPhones 6s no primeiro fim de semana de lançamento (!). Como é iPhone pra caramba, uma fabricante sozinha poderia não dar conta de produzir tantos chips a tempo do lançamento.

Outra teoria, que não necessariamente elimina a primeira, é um pouco mais conspiratória. Um analista da JP Morgan Securities afirmou ao Economic Daily News que a Apple planeja usar apenas processadores fabricados pela TSMC no iPhone 7, conforme reproduzido pelo Yahoo. Já faz um tempo que os iPads têm apenas chips da TSMC e, ainda que a diferença não afete o usuário final, o deslize da Samsung com um processador de 14 nm pode ter irritado a Apple.

Se você ficou curioso para saber qual chip equipa seu iPhone 6s, basta ir até a App Store e baixar o aplicativo Lirium. Se o modelo do processador for o N71AP, seu smartphone tem um chip da Samsung, enquanto o N71mAP remete ao modelo fabricado pela TSMC. No iPhone 6s Plus, os modelos são N66AP (Samsung) e N66mAP (TSMC).

Novamente, não se preocupe: iPhones com o processador da Samsung não têm desempenho pior. Agora já você pode enviar este post para aquele seu amigo que está encucado com qual empresa fabricou o processador do smartphone dele.

Com informações: MKBHDPC Magazine.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados