Todas as novidades que a Apple apresentou hoje (junho de 2016)

Melhorias no watchOS e primeiros recursos do macOS Sierra e iOS 10 são anunciados

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 ano
apple-novidades-junho-2016

A Apple apresentou nesta segunda-feira (13) suas novidades durante a WWDC 2016, evento para desenvolvedores que acontece em San Francisco, na Califórnia. Entre as novidades, a empresa anunciou os primeiros recursos do iOS 10, que está mais aberto a desenvolvedores; e do macOS Sierra, que passa a contar com a assistente pessoal Siri e ganhou maior integração com os serviços da Apple.

Resumo para preguiçosos

Tem pouco tempo? Tudo bem, aqui vai um resumão para você ler em 1 minuto:

  • watchOS 3: ganhou melhorias de desempenho, Central de Controle, teclado Scribble para digitar desenhando letras e recursos que tornam as atividades físicas mais sociais e acessíveis para usuários de cadeiras de rodas.
  • tvOS: aplicativo de controle remoto para iPhone e Siri mais inteligente.
  • OS X, digo, macOS Sierra: tem Siri, recurso para liberar espaço (enviando arquivos antigos para a nuvem), Auto Unlock (elimina a necessidade de digitar a senha se você tiver um dispositivo confiável por perto) e Universal Clipboard (copie um texto, imagem ou vídeo no seu iPhone, cole diretamente no Mac).
  • iOS 10: nova tela de bloqueio, notificações mais ricas, Fotos com inteligência artificial (quase um Google Fotos, só que local), Mapas aberto para desenvolvedores (você pode reservar um restaurante ou chamar um Uber), muitas coisas inúteis no iMessage, melhorias no Telefone (pode mostrar se um número é spam antes de atendê-lo) e API de VoIP.

watchOS 3

watchos-3

A terceira grande atualização do sistema operacional do Apple Watch traz grandes melhorias de desempenho ao manter seus aplicativos favoritos na memória do relógio. Isso permite que eles sejam carregados instantaneamente e atualizem informações em plano de fundo, exibindo sempre os dados mais recentes.

A interface foi reformulada. A Central de Controle, que pode ser acessada deslizando o dedo de baixo para cima, mostra atalhos para ativar o modo avião, o Não Perturbe e as notificações. Também há novos mostradores, incluindo um que exibe atividades físicas e outro da Minnie. Além disso, com o teclado Scribble, é possível digitar no Apple Watch ao desenhar letras na minúscula tela do relógio, inclusive em chinês.

scribble

As funções relacionadas à saúde do watchOS estão mais completas, exibindo a ficha médica do usuário e permitindo compartilhar suas atividades físicas com amigos. Há um aplicativo novo, o Breathe, que estimula a fazer uma pausa para respirar e pode servir para relaxar seu corpo e desestressar. E os recursos de monitoramento de atividades foram adaptados para se tornarem acessíveis para usuários de cadeiras de rodas.

Uma prévia do watchOS 3 para desenvolvedores será liberada nesta segunda-feira (13), trazendo suporte a pagamentos pelo Apple Pay dentro de aplicativos e APIs que permitem aos softwares de saúde monitorarem a atividade física e os batimentos cardíacos do usuário em tempo real.

tvOS

apple-tv-tvos

O tvOS se tornou mais integrado ao iOS. O novo aplicativo de controle remoto permite acionar a Siri na Apple TV de quarta geração pelo iPhone. A assistente pessoal, inclusive, está mais inteligente e agora pode pesquisar por vídeos no YouTube ou filmes para aluguel por tópicos: é possível encontrar rapidamente um “filme de comédia dos anos 80” por meio de comandos de voz, por exemplo.

Quando você instalar um aplicativo no celular, ele também poderá ser baixado automaticamente na Apple TV. Além disso, um recurso especialmente útil nos Estados Unidos será o Single sign-on, que permite acessar todos os serviços de TV por assinatura com um único login.

Assim como no watchOS, a nova versão do tvOS será lançado nesta segunda-feira (13) para os desenvolvedores.

macOS Sierra

É oficial: o OS X agora se chamará simplesmente macOS, seguindo o padrão de nomenclatura da Apple. O foco está nos recursos de Continuidade, armazenamento e Siri.

apple-novidades-junho-2016

Por meio do Auto Unlock, não será mais necessário digitar a senha no Mac: se você possui um Apple Watch integrado ao macOS, o computador saberá disso e desbloqueará a tela automaticamente. Outro recurso bacana é o Universal Clipboard, que integra a área de transferência do iPhone com a do Mac: dá para copiar um texto no iOS e colá-lo no macOS. Isso funciona até mesmo com imagens e vídeos.

Outra novidade está no gerenciamento do armazenamento, que limpa arquivos desnecessários e envia arquivos antigos para a nuvem, liberando mais espaço no disco local. Pena que nenhuma melhoria nos planos do iCloud foi anunciada: atualmente, o serviço de nuvem da Apple oferece apenas 5 GB na modalidade gratuita.

macos-sierra

Mas a principal novidade do macOS é a Siri. A assistente pessoal estará disponível no canto superior direito da tela, permitindo que você encontre arquivos rapidamente ou ouça uma música no iTunes por meio de comandos de voz, por exemplo. Ela está sempre te ouvindo e pode ser acionada mesmo ao utilizar aplicativos em tela cheia.

O macOS estará disponível em beta público a partir de julho, sendo lançado para todos os usuários até o final do ano.

iOS 10

ios-10-div-1
ios-10-ipad-iphone

O iOS 10 ganhou uma tela de bloqueio redesenhada, com notificações mais completas. Uma notificação do Uber, por exemplo, pode exibir informações do motorista e da localização do carro em tempo real, sem precisar desbloquear o aparelho. Aliás, não precisa nem pressionar o botão home para ver as notificações: basta pegar o iPhone na mesa que a tela acende automaticamente.

A Siri, que deu as caras no macOS, ficará mais inteligente no iOS 10: a Apple está abrindo a API da assistente pessoal para desenvolvedores, permitindo que os usuários acionem comandos em aplicativos de terceiros por voz. Slack, WhatsApp, Uber e Skype são alguns dos primeiros a terem suporte à Siri.

O aplicativo Fotos ganhou recursos de inteligência artificial para organizar as fotos automaticamente. É algo semelhante ao Google Fotos, só que diretamente no iPhone: ele reconhece objetos, cenas e pessoas, assim, você pode encontrar fotos em determinados locais ou com algum amigo pela busca avançada do Fotos, sem precisar recorrer à nuvem.

fotos-transcricao
ios-10-not

Os mapas da Apple estão com visual novo no iOS e se tornaram mais proativos, sugerindo direções automaticamente com base nos locais que você costuma ir em determinados horários. Também há uma abertura maior aos desenvolvedores, que poderão desenvolver extensões; assim, você poderá reservar um restaurante no Mapas ou até mesmo pedir um Uber, pagando pelo Apple Pay.

Já o Apple Music, serviço de streaming de música da Apple que conta com 15 milhões de assinantes pagantes, ganhou uma bela repaginada no visual, destacando as músicas (ou seja, o que realmente interessa). Uma novidade bacana é que, logo abaixo dos controles de reprodução, você pode acessar a letra da música — uma função que o Spotify perdeu recentemente.

Outras novidades no iOS 10 incluem o Notícias, ainda não disponível no Brasil, que tem nova interface e passa a suportar assinaturas e notificações de notícias urgentes; um aplicativo dedicado ao HomeKit, que integra as lâmpadas, termostatos, fechaduras e tudo o que mais de inteligente você tiver em casa; e uma série de recursos inúteis no iMessage, como mensagens escritas à mão e substituição de palavras por emojis.

Com relação aos recursos de telefone, há uma nova função que transcreve automaticamente as mensagens que você receber na sua caixa postal, além de integração com serviços de terceiros, que podem mostrar se o número que está chamado é spam. Dessa forma, você não perde tempo atendendo ligações de telemarketing.

Por fim, com liberação da API de VoIP, aplicativos como WhatsApp e Skype poderão se comportar como o aplicativo nativo de telefone ao receberem uma chamada, em vez de simplesmente mostrarem uma notificação.

whatsapp-audio

A versão para desenvolvedores do iOS 10 estará disponível a partir desta segunda-feira (13). Um beta público será liberado em julho e a versão final chega até o final do ano. O iOS 10 funcionará a partir do iPhone 5, iPad de 4ª geração, iPad mini 2 e iPod touch de 6ª geração.

Atualização às 23h12. O site da Apple listava como compatíveis aparelhos que não receberão a atualização para o iOS 10, como o iPad 2, o primeiro iPad mini e o iPod touch de 5ª geração. A informação foi corrigida.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados