Foto por Microsiervos Geek Crew/Flickr

Eu não sou fã de mensagens de voz. Nem sempre é possível ouvi-las imediatamente, então deixo para depois e acabo esquecendo de responder. E sempre tem aquele amigo que testa sua paciência mandando vários minutos de áudio. Um truque no Telegram vem me ajudando nesse sentido, e gostaria de vê-lo em mais lugares.

Um dos recursos mais bacanas do Telegram são os bots, que expandem a funcionalidade do app com lembretes, enquetes, previsão do tempo e até jogos. Eu venho usando dois bots bem interessantes que convertem mensagens de voz para texto, e eles funcionam bem.

Um deles é o Transcriber Bot. Ele ultrapassou recentemente a marca de 2.000 usuários e consegue transcrever áudio e imagens em vinte idiomas diferentes, incluindo português brasileiro. O outro se chama Speech To Text, e transcreve mensagens de voz em mais de quarenta idiomas usando uma API do Google.

Para começar a usar um desses bots, acesse a busca do Telegram e digite “transcriber_bot” ou “ListenForMebot” (sem as aspas). Selecione o resultado correspondente e depois vá em “Começar”. Isso funciona no computador ou no smartphone.

No Transcriber Bot, selecione a opção “/portuguese_brazil” para transcrever mensagens de voz e imagens em português. Então encaminhe um áudio para ele e veja-o em ação:

Se a mensagem de voz for muito longa, ele mostra a transcrição aos poucos, para você não ter que esperar tanto. Também é possível adicionar o bot a um grupo, e ele vai transcrever automaticamente toda mensagem de voz que for enviada nele.

No Speech To Text, selecione o botão [/] na parte inferior da interface e escolha a opção /chooselang. Depois vá em More > Português > Portuguese (Brazil). Então você pode encaminhar mensagens de voz para o bot, ou adicioná-lo a um grupo. Se o áudio for longo, ele vai demorar um pouco para mostrar a transcrição completa.

Em minha experiência, o Speech To Text se saiu um pouco melhor que o Transcriber Bot (este entendeu “minha” como “mim a”, por exemplo). No entanto, ambos fazem um bom trabalho no geral.

Seria interessante ver um recurso de transcrição de voz integrado ao WhatsApp, que tem mais de um bilhão de usuários e é extremamente popular no Brasil. Infelizmente, o Telegram não tem o mesmo alcance, e nem sempre é fácil convencer seus contatos a migrar para apps rivais.

No entanto, pode ser difícil ver isso no WhatsApp porque as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. No Telegram, só os chats secretos têm essa proteção, e não é possível usar os bots nesse caso.

Quem sabe poderíamos ver isso no Messenger, então? David Marcus, executivo do Facebook, disse no início de 2015 que a rede social estava testando a conversão de voz para texto no app de mensagens. No entanto, parece que esse projeto ainda não deu em nada. (Eles estão com outras prioridades.) Enquanto isso, vou usando o Telegram e seus diversos bots – você pode conferir mais deles aqui.

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados