Em sala de aula, a professora passa um exercício. Logo que os alunos terminam de anotar o que será preciso apresentar para obter a nota do bimestre, ela acrescenta: “Não aceito artigos da Wikipedia como fonte”. Pode parecer uma cena de vários anos atrás, mas até hoje esse tipo de comportamento é visto em sala de aula. E mesmo assim, mesmo com todas as dificuldades referentes à credibilidade de seus artigos, a Wikipedia está por aí.

Nesse sábado, 15 de janeiro, faz 10 anos que a maior enciclopédia do mundo entrou no ar. Jimmy Wales, seu fundador, foi o primeiro usuário a modificar um verbete dentro do serviço. “Hello world!” é a frase que ele conta ter publicado no site. Dez anos depois, o total de edições nas páginas da Wikipedia já chega a 1,2 bilhão. São absurdos os números que o site apresenta atualmente.

A Wikipedia é o maior exercício de colaboração do qual eu já ouvi falar. São milhões de usuários que se conectam ao site mensalmente para ler os artigos. Milhares – acredito eu – fazem edições nas páginas, para realizar correções, adicionar dados, publicar informações falsas (que são retiradas rapidamente, para alegria de todos nós), e por aí vai. O sucesso da Wikipedia é graças aos usuários, que abraçaram essa causa com vontade, e construíram uma fonte de informação livre, democrática e – talvez o aspecto mais importante – gratuita.

São dez anos de muito trabalho, muita dificuldade, mas ao mesmo tempo muitas alegrias, muitas realizações. Confira abaixo o vídeo (em inglês)  de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, congratulando o serviço pela sua primeira década.


(YouTube)

Se 400 milhões de pessoas visitam a Wikipedia mensalmente, é sinal de que as pessoas estão confiando nas informações apresentadas naquelas páginas. Só falta mesmo que a classe de professores dê mais abertura para a Wikipedia. Em vez de proibir seus alunos de usarem a enciclopédia como fonte, deveriam encorajá-los a participar do site, fazer edições, trazer novas informações.

Aqui ficam registrados os nossos parabéns para a Wikipedia. Que venham mais 10 anos!

Receba mais sobre Wikipedia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados