Os 10 melhores jogos do Sonic, segundo a crítica

Conheça quais são os 10 melhores jogos do Sonic, segundo as informações do Metacritic; será que o seu título favorito está na lista?

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
Prepare-se para muita nostalgia com o Sonic (Imagem: Unsplash / Hello I'm Nik)

Com uma carreira que começou em junho de 1991, o mascote da Sega já deu as caras em vários consoles diferentes, desde portáteis a videogames de mesa. Todo mundo tem o seu game favorito do personagem. Há mais de 40 títulos na série do ouriço azul, sendo assim, decidi separar os 10 melhores jogos do Sonic, segundo a crítica especializada. Confira a seguir.

1. Sonic CD

Para impedir os novos planos do vilão Dr. Robotnik, Sonic precisa se aventurar em um planeta/fortaleza e recuperar sete joias que controlam o tempo. O herói acaba encarando o Metal Sonic enquanto tenta resgatar a pequena Amy, tudo isso antes de encarar seu arqui-inimigo.

Mesmo sendo uma aventura em 2D, o diferencial de Sonic CD é a sua mecânica de viagem temporal. Ela permite que o herói conheça locais em diferentes épocas, alterando um pouco da jogabilidade e dos inimigos encontrados.

  • Ano de lançamento: 1993
  • Plataformas: Sega CD, PS2, PS3, Xbox 360, PC, GameCube, iOS, Android
  • Média no Metacritic: 93

2. Sonic Mania Plus

Funcionando como uma grande homenagem aos títulos clássicos do ouriço, Sonic Mania Plus já está no coração de toda a base de fãs do personagem. A aventura coloca os heróis em uma linha do tempo alternativa na qual o Dr. Robotinik quer usar uma fonte de energia desconhecida para dominar o mundo.

No geral, a jogabilidade traz a mesma forma dos clássicos da franquia, com fases antigas e outras inéditas. Além disso, a expansão Plus adicionou dois novos personagens: Mighty e Ray. Com certeza, este é um prato cheio para qualquer fã.

  • Ano de lançamento do jogo original: 2017
  • Plataformas: PC, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4
  • Média no Metacritic: 91

3. Sonic Adventure 2

Esse título chegou primeiramente ao Sega Dreamcast, sendo posteriormente lançado com o subtítulo Battle para outros sistemas. Ele marca a estreia do antagonista Shadow, adicionando um novo estilo de jogabilidade à franquia.

É possível jogar duas narrativas diferentes com personagens distintos: uma para os heróis e outra para os vilões. Tudo flui em um mundo em 3D, oferecendo momentos empolgantes. Vale destacar que este foi o último jogo do personagem lançado para um console da Sega.

  • Ano de lançamento: 2001
  • Plataformas: Dreamcast, GameCube, PlayStation 3, Xbox 360, PC,
  • Média no Metacritic: 89

4. Sonic & Sega All-Stars Racing

Corridas em alta velocidade, itens espalhados, atalhos para descobrir, personagens famosos, tudo isso pode ser encontrado nesta obra que é considerada um dos melhores jogos do Sonic. O título traz 27 pistas de vários locais importantes da Sega, como Shibuya de Jet Set Radio e Roulette Road tirada de Sonic Heroes.

Para quem gosta de games no estilo corrida arcade, essa opção é ótima. Agrada pelo elenco, mas também pela jogabilidade fácil e divertida.

  • Ano de lançamento: 2010
  • Plataformas: Nintendo 3DS, Wii, Xbox 360, PS3, PC
  • Média no Metacritic: 89

5. Sonic Advance

A primeira empreitada do ouriço azul em um console da Nintendo foi em Sonic Advance. A história é quase um reboot do game original, com Robotinik querendo construir o seu império enquanto aprisiona animais e busca pelas esmeraldas do caos.

Na parte de jogabilidade, o título traz o estilo em 2D com muita velocidade e pulos certeiros. A grande diferença é a possibilidade de jogar com quatro personagens diferentes: Sonic, Tails, Knuckles e Amy. Definitivamente vale a jogatina, ainda mais se você for um fã mais velho da série.

  • Ano de lançamento: 2001
  • Plataformas: Game Boy Advance
  • Média no Metacritic: 87

6. Sonic the Hedgehog 2

É difícil falar do herói azul sem mencionar esse verdadeiro clássico. Com suas músicas icônicas, chefes inesquecíveis e a possibilidade de se transformar em Super Sonic, esta jornada faz parte da vida de muitos jogadores.

Como não lembrar da fase do Cassino ou de encarar o Dr. Robotinik com seu veículo furadeira em Green Hill? Há tanto momentos memoráveis nesse jogo que fica impossível listar os mais importantes. Vale ressaltar que essa nota do Metacritic é relacionada à versão 3D do game, porém a aventura é exatamente a mesma de outras versões.

  • Ano de lançamento: 1992
  • Plataformas: Mega Drive, Android, iOS, Nintendo Switch, 3DS, Xbox, Xbox 360, PC, PlayStation 2, PS3, Sega Saturn
  • Média no Metacritic: 87

7. Sonic Advance 2

Além de derrotar o seu arqui-inimigo mais uma vez, Sonic precisa resgatar seus amigos capturados pelo vilão. É com essa premissa que essa aventura portátil começa. A principal diferença entre este e o primeiro título da série Advance é que os personagens precisam ser salvos antes de se tornarem jogáveis.

A partir daí, oito fases com dois atos cada devem ser superadas. Os cenários de praxe como floresta e neve fazem parte da jogatina, assim como as esmeraldas do caos. Pode parecer um “mais do mesmo”, porém vale cada minuto jogado.

  • Ano de lançamento: 2002
  • Plataformas: Game Boy Advance
  • Média no Metacritic: 83

8. Sonic Rush

Essa aventura chegou ao portátil da Nintendo introduzindo uma nova personagem: Blaze the Cat. Ambos heróis precisam derrotar o Dr. Robotinik e recuperar as esmeraldas do caos e do sol. Mesmo com um enredo padrão para série, há muitas reviravoltas interessantes nesse jogo do Sonic.

Já no quesito jogabilidade, é bom lembrar que o DS faz uso de duas telas que se juntam nos níveis. Dessa forma, os loopings e momentos de alta velocidade ficam mais longos e empolgantes. Os personagens são feitos de polígonos dentro do cenário. As batalhas contra os chefes são totalmente em 3D, oferecendo muita variedade por toda a jornada.

  • Ano de lançamento: 2005
  • Plataformas: Nintendo DS
  • Média no Metacritic: 82

9. Sonic & All-Stars Racing Transformed

Pegando a mesma jogabilidade divertida de Sonic & Sega All-Stars Racing, essa sequência introduz mais personagens, pistas e uma mecânica na qual os veículos se transformam em naves ou barcos dependendo da situação. Garantindo, assim, um prato cheio para os fãs dos chamados “kart racers”.

Há muitas horas de jogo para quem gosta de curtir sozinho ou com os amigos, isso sem contar na possibilidade de desbloquear segredos ao cumprir certos requisitos nas corridas. Em minha opinião, esse é um game melhor do que seu antecessor.

  • Ano de lançamento: 2012
  • Plataformas: Wii U, 3DS, Xbox 360, PS3, PS Vita, PC, Dispositivos móveis
  • Média no Metacritic: 82

10. Sonic the Hedgehog

E chegamos ao jogo que começou toda a trajetória do mascote da Sega!

Na primeira aventura do ouriço, seu objetivo é o de acabar com os planos de seu principal inimigo em sete fases rápidas e divertidas. Os gráficos pixelados e as músicas apaixonantes já faziam parte do universo do personagem. Foi com esse jogo que a Sega finalmente começou a bater de frente com a Nintendo na geração do Mega Drive e Super Nintendo.

Há inúmeros ports para diversos sistemas, mas a opção mais nostálgica para conferir esse game é no próprio sistema de 16 bits da companhia japonesa.

  • Ano de lançamento: 1991
  • Plataformas: Mega Drive, Sega Saturn, Dreamcast, PS2, PS3, Nintendo GameCube, GBA, Xbox, Dispositivos móveis, Wii Virtual Console, Xbox 360, PC, DS, 3DS, Switch
  • Média no Metacritic: 81

O mascote da Sega ainda tem muito a oferecer, sem dúvida! O que você acha dessa lista de melhores jogos do Sonic, segundo a crítica? Pensa que algum outro título deveria estar nesse top 10? Participe da comunidade do Tecnoblog!

Com informações: Metacritic.

Receba mais sobre sonic the hedgehog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados