O instituto de pesquisas Gartner liberou ontem os números para vendas de PCs para o quarto trimestre de 2011 e eles não parecem ser muito bonitos. A expectativa do instituto já era pessimista, prevendo uma queda de 1% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Esse número chegou a 1,4% devido às enchentes na Tailândia, que acabaram inundando diversas fábricas de discos rígidos, diminuindo a quantidade disponível no mercado.

A fabricante de PCs que mais faturou em relação ao último trimestre de 2010 foi a Lenovo, que conseguiu vender quase 2 milhões de PCs a mais, um aumento de 23% em relação ao período anterior. E apesar da confusão envolvendo a separação do seu setor de PCs no ano passado, a HP se manteve líder em vendas mesmo com uma perda considerável de participação no mercado.

Além da queda devido às enchentes, há que acredita que o crescimento da venda dos smartphones e tablets podem ter alguma culpa também. Embora nem todos sejam equipamentos que possam ser utilizados sem um computador, a grande maioria hoje já é, e eles executam boa parte das tarefas de PCs.

Acho que essa teoria tem algum crédito. E você? Computadores estão mesmo sendo substituídos por smartphones ou eles ainda são essenciais? Diga aí nos comentários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados