Início / Notícias / Jogos /

Microsoft acaba de vez com o Zune

Xbox vai reinar absoluto como central de músicas e vídeos.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Dessa vez não tem volta. A Microsoft informou nessa segunda-feira sobre o fim da marca Zune e todos os produtos associados ao que, lá no início, designava um tocador de músicas e vídeos que sequer chegou oficialmente ao mercado brasileiro — não que eu lembre, pelo menos; corrijam-me se estiver errado. Xbox será o nome adotado para todos os produtos de conteúdo da companhia.

De acordo com um artigo que antevê o que teremos na E3 (o evento de games acontece na semana que vem em Los Angeles, nos Estados Unidos), o Xbox deixa de ser somente um console para jogar games para centralizar todo conteúdo multimídia da casa. Assim sendo, brevemente veremos o Xbox como grife para a loja de músicas e vídeos da Microsoft, ao que tudo indica.

Em vão

O Zune foi muito importante porque estabeleceu as bases, em especial no que se refere à experiência de usuário, para o atual Windows Phone. Diversos elementos da interface do Windows produzido para smartphone estava no Zune original. Porém, com o tempo a Microsoft percebeu que a onda dos reprodutores de música havia passado e que os celulares seriam o dispositivo único para carregar no bolso ou bolsa e realizar diversas tarefas. Windows Phone, agora na versão 7.5 (Mango), é o resultado dessa percepção.

Números fornecidos pela Microsoft mostram o Xbox 360 como console que continua crescendo, a despeito de ser o sétimo ano em que o aparelho permanece no mercado. No entanto, ainda não chegou à quantidade de vendas do Wii ou dos dois primeiros PlayStations durante o período de três anos iniciais das vendas dos consoles.

“Nós entendemos que entretenimento se tornou uma experiência de múltiplas telas nas quais você e seus amigos assistem televisão, escutam música e jogam games enquanto interagem com seus tablets e celulares de maneiras diferentes”. A E3 promete algumas revelações acerca do que será o futuro do Xbox. Podemos esperar mais opções de serviços pagos para streaming de conteúdo e talvez uma interface renovada para o visual do console.

Zune HD

Cabe lembrar que a marca do Zune, embora sem citar o nome, continua aparecendo no Windows Phone para levar ao hub de conteúdo multimídia. Não sabemos como essa situação será daqui para frente, visto que o WP também apresenta a central de jogos com nome Xbox Live.