Conheça Flow, o recurso de “Continuidade” da Samsung

Samsung Flow integra os smartphones da marca com outros dispositivos

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Samsung revelou uma plataforma para conectar os smartphones da marca com outros dispositivos. O Samsung Flow lembra muito os recursos chamados de Continuidade pela Apple: a ideia é integrar os mais variados gadgets para a realização de tarefas. Já há quem diga que é mais um copycat de um recurso da maçã. Antes de tacar pedras, vamos entender melhor como funciona o Flow.

Para qual device você quer enviar este conteúdo?
Para qual device você quer enviar este conteúdo?

A premissa básica da Samsung é fazer com que os aparelhos conversem entre si e compartilhem informações sobre sites, telefonemas, mensagens e mais. Para chegar num resultado familiar ao Continuidade, o Samsung Flow se desmembra em três recursos distintos: Transfer, Defer e Notify, na nomenclatura em inglês.

A função de transferência permite iniciar uma tarefa no tablet e continuar no telefone. Por exemplo, a visualização de uma foto ou de um vídeo – no exato ponto em que ele parou. Segundo o Verge, o recurso também permite continuar uma chamada de vídeo em outro dispositivo.

O Defer paralisa uma atividade que será retomada mais tarde. Digamos que você esteja editando um texto no seu smartphone. A plataforma salva as modificações, para que você consiga retomá-las depois no tablet ou no computador. Outro exemplo inclui assistir a um filme no telefone, pausar e voltar a ver depois na TV. Ao menos na edição de documentos, não chega a ser um milagre – a nuvem do Google faz isso muito bem com o Google Docs.

Notificações por todos os lados – até na TV
Notificações por todos os lados – até na TV

O Samsung Flow prevê notificações que aparecem tanto nos dispositivos móveis quanto nos computadores. Será possível saber quem está ligando por meio de alertas configurados também no PC, na TV, no tablet, e por aí vai. Desta forma, o usuário também vai receber avisos, como aquele superdesagradável que informa que a bateria do telefone está acabando.

As imagens de divulgação do Flow mostram que as funções dependem basicamente do famoso Compartilhar, bem comum nos apps de Android, mas entre os dispositivos de um mesmo usuário. Em vez de compartilhar uma página da web por email, para ler quando as coisas estiverem mais tranquilas, você simplesmente usa o botão de compartilhar e manda aquele conteúdo para outra máquina.

O Samsung Flow funciona com uma penca de aplicativos: Yelp, Google Maps, Chrome, Google Docs etc. O Gizmodo classificou a plataforma como um Pocket “para todas as coisas”, no caso as tarefas do dia a dia, e não somente voltado para conteúdos da web.

A fabricante convidou desenvolvedores de app para fazer modificações nos softwares, com o objetivo de torná-los compatíveis com o Flow. “Com apenas algumas linhas de código, os desenvolvedores podem personalizar quais dados são compartilhados entre os dispositivos”, informou a empresa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados