Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Moto X Style e Moto X de 2ª geração começam a receber o Android 6.0 Marshmallow

Atualização chegará aos dois dispositivos por etapas, ao longo das próximas semanas

Jean Prado

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Se você tem um Moto X Style ou um Moto X de 2ª geração, já pode comemorar: David Schuster, que comanda as atualizações de software na Motorola, anunciou nesta quinta-feira (12) que esses dois dispositivos receberão o update para o Android 6.0 Marshmallow por etapas aqui no Brasil, durante as próximas semanas.

Ainda segundo Schuster, a Motorola já iniciou o processo de atualização para dispositivos seletos e, se você estiver com sorte, não precisará esperar muito para testar o Marshmallow no seu smartphone. Até agora, nenhum dispositivo da empresa recebeu update para o Android 6.0 ao redor do mundo; o Brasil e a Índia foram priorizados.

motorola-play-style-abre-alt

Há alguns meses, a fabricante havia anunciado a lista completa de smartphones que terão atualização para o Marshmallow. São estes:

  • Moto X Play;
  • Moto G (3ª geração);
  • Moto G (2ª geração);
  • Moto G (2ª geração com 4G);
  • Moto Maxx.

Outros dispositivos ficaram de fora, como o Moto X e Moto G de 1ª geração, assim como o Moto E de 2ª geração, que foi lançado este ano.

Dentre as novidades do Marshmallow, há a opção de expandir a memória interna do dispositivo. Isto é, caso você use o Moto X Style e tenha um cartão microSD, será possível usar o cartão como parte da memória interna, armazenando aplicativos e jogos em mais alguns gigas de memória. Se você fizer a atualização já com um cartão inserido, ele não será integrado à memória. Mas essa página ensina como fazer a integração.

Outra novidade é o modo Doze, que reconhece quando o dispositivo está descansando e faz o smartphone “dormir” para não gastar muita bateria em standby. Também foi implementado um novo sistema de permissões para evitar que o usuário aceite alguma permissão suspeita sem ler (isso também adiciona uns pontos na segurança).

Now on Tap

A atualização também inclui o Now on Tap. Com essa função, o Google Now exibe uma informação contextual que se relaciona com o que você está vendo. Por exemplo: você está ouvindo Twenty One Pilots no Spotify e pergunta para o Google “quem é o cantor principal?”, sem explicitar a banda. A resposta vem logo a seguir: Tyler Joseph.

Outro destaque do Marshmallow é o backup automático dos aplicativos para o Google Drive e, por conta disso, remove o aplicativo Motorola Migrate, que faz basicamente a mesma coisa. A fabricante também decidiu não incluir o Moto Connect, serviço de espelhar SMS para o Chrome, alegando que ele era pouco usado.

Atualizações menores, como melhorias no compartilhamento, controles de volume e Android Pay também chegarão para todos os dispositivos listados acima. Para conferir a lista completa de novidades do Android 6.0 Marshmallow, é só clicar aqui.

Instruções de atualização

Se você ainda não teve sorte de receber o Marshmallow automaticamente, não se preocupe: é possível forçar a atualização oficial. Como o update por OTA (over-the-air) basicamente baixa um arquivo no seu dispositivo e faz a atualização, alguns usuários extraíram a versão final e disponibilizaram na internet.

atualizacao-moto-x

Vale notar que as instruções abaixo valem apenas para o Moto X de 2ª geração, uma vez que o arquivo do Moto X Style ainda não foi extraído (algumas pessoas já receberam a atualização, no entanto). Este post será atualizado quando o arquivo de atualização do Moto X Style for disponibilizado.

Importante: nem todos os modelos do Moto X de 2ª geração podem fazer a atualização por este método. Ele deve se encaixar dentro desses requisitos:

  • Ter um software retail (ou seja, sem vínculo com operadoras). Para descobrir se você pode atualizar, basta ir em Configurações > Sobre o telefone. Sua versão do sistema deve terminar com “en.BR.retbr”.
  • Ter feito a última atualização do Android, que é aversão 5.1 com correção para o Stagefright. Assim, o campo “Número da versão” em “Sobre o telefone” deve exibir “LPE23.32-14.2”. Se a sua for “LPE23.32-13”, deverá fazer esta atualização antes.
  • Estar com a bateria devidamente carregada (acima de 50% pelo menos) e deixar o celular na tomada durante a atualização.
  • Não ter root ou alguma modificação no sistema, como recovery modificado.

Caso você se encaixe em todos os requisitos, já é possível atualizar. É só fazer o download deste arquivo e seguir os passos abaixo:

  1. Transfira o arquivo na extensão *.zip para a raiz da memória interna do seu dispositivo. É importante que ele não seja extraído nem colocado dentro de uma pasta;
  2. Vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualização do Sistema para checar por atualizações;
  3. Se tudo der certo, aparecerá um aviso semelhante à imagem acima e é só confirmar para começar a atualização;
  4. Agora é só  esperar. E esperar mesmo. Até a tela inicial ficar acessível, o processo demorou uma hora para mim.

Se você não conseguiu passar do item 2, não se preocupe. Também é possível fazer a atualização manualmente, aplicando o *.zip pelo menu recovery. Abaixo estão as instruções (obrigado, Moto X Brasil!).

  1. Transfira o arquivo na extensão *.zip para a raiz da memória interna do seu dispositivo. É importante que ele não seja extraído nem colocado dentro de uma pasta;
  2. Desligue o seu dispositivo;
  3. Pressione o botão de diminuir o volume mais o botão power durante cinco segundos;
  4. Essa é a tela de fastboot. Pressione o botão de diminuir o volume até chegar na opção Recovery e aperte o botão de volume para cima para confirmar;
  5. Não se assuste se você se deparar com o boneco do Android. É só pressionar o botão de energia e depois tocar no botão de volume para cima para aparecer o menu de atualização;
  6. Selecione a opção Install zip from sdcard, procure pelo arquivo Blur_Version.24.11.18.victara_retbr.retbr.en.BR.zip e confirme usando o botão de ligar;
  7. Quando a atualização terminar, é só selecionar a opção Reboot system now.

Se tudo deu certo, seu Moto X de 2ª geração já deve estar rodando o Android 6.0 Marshmallow sem maiores problemas.