HP distribui (de novo) firmware que faz impressoras recusarem cartuchos genéricos

No dia 13 de setembro de 2016, a HP se envolveu em uma polêmica ao distribuir um firmware que fazia vários modelos de impressoras recusarem cartuchos não originais. Depois da repercussão negativa, inclusive por parte da Electronic Frontier Foundation (EFF), a empresa lançou uma atualização (opcional) que retirava o bloqueio.
Então, no dia 13 de setembro de 2017 (será que foi uma coincidência?), os executivos da HP acordaram e decidiram que seria uma boa ideia fazer isso de novo. Desde ontem, alguns usuários estão reclamando que recebem a mensagem de erro “Um ou mais cartuchos aparentemente estão danificados”. A solução apresentada é removê-los e substituí-los por novos.
O firmware parece ser uma cópia exata do software polêmico lançado 365 dias antes, embora date de 2017. Pelos relatos, o bloqueio é igual ao anterior, ou seja, afeta apenas cartuchos não originais, fabricados por outras empresas. Suprimentos recarregados ou remanufaturados, desde que possuam o chip da segurança da HP, continuam funcionando.
As impressoras afetadas, como informa o BetaNews, são as seguintes (algumas delas são vendidas no Brasil):
Como a HP já havia liberado no passado uma atualização que retirava o bloqueio, a solução é mais simples: acesse esta página, faça o download da ferramenta compatível com o seu modelo (ela está disponível para Windows e macOS) e aplique o firmware. Além disso, você pode desativar as atualizações automáticas para evitar que isso aconteça novamente.
Outra solução, apontada pelo gHacks, pode ser mais efetiva: trocar de fabricante de impressora.