O Windows 10 foi oferecido como uma atualização gratuita até meados do ano passado. Desde então, se você quisesse instalar o sistema sem pagar nada, precisava aproveitar uma oferta especial da Microsoft.

Ela disponibiliza o Windows 10 de graça para usuários de tecnologias adaptativas — isto é, voltadas para quem tem problemas de visão, audição ou coordenação motora. Qualquer pessoa pode baixar o sistema, pois não há nenhuma verificação.

No entanto, a Microsoft vai desativar essa atualização gratuita em breve: a página de download e o FAQ em inglês agora dizem que a oferta “expira em 31 de dezembro de 2017”. (As páginas em português ainda não foram atualizadas.)

Para baixar o Windows 10 dessa forma, você precisa ter o Windows 7 SP1 ou o Windows 8.1 Update — afinal, trata-se de uma atualização. (Windows 7/8/8.1 Enterprise e Windows RT não são contemplados.)

Se você tem o Windows 7 Starter/Home Basic/Home Premium ou Windows 8.1, receberá o Windows 10 Home. Se tiver o Windows 7 Professional/Ultimate ou Windows 8.1 Pro, receberá o Windows 10 Pro. A diferença entre as versões é pequena, incluindo recursos avançados como criptografia com o BitLocker e área de trabalho remota.

A Microsoft oferece o Windows 10 gratuitamente para usuários de tecnologias assistivas porque elas levam mais tempo para serem desenvolvidas, testadas e implementadas. No entanto, o sistema vem recebendo grandes avanços em acessibilidade no último ano, incluindo suporte nativo a rastreamento de olhos.

Para o público em geral, uma cópia do Windows 10 Home custa R$ 469,99; enquanto a versão Pro sai por R$ 809,99.

Com informações: gHacks.

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados