Início / Notícias / Negócios /

Intel contrata chefão da AMD para criar GPUs dedicadas

Se cuida, Nvidia

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Uma movimentação curiosa está acontecendo no mercado de GPUs. Intel e AMD anunciaram uma parceria na segunda-feira (6) para criar um processador gráfico de notebook capaz de brigar com a Nvidia. No dia seguinte, a AMD informou que o arquiteto-chefe de Radeon, Raja Koduri, estava deixando a empresa. Pois bem: ele acaba de ser contratado como arquiteto-chefe de GPUs… na Intel.

Em comunicado, a empresa explica qual será a tarefa do executivo (grifo meu): “Nesse cargo, Koduri ampliará a liderança da Intel no mercado de gráficos integrados para PCs com soluções gráficas dedicadas high-end para uma ampla variedade de segmentos da computação”. Esses segmentos incluem “computação, gráficos, mídia, imagem, inteligência artificial e edge computing”.

Foto: Flickr/huangjiahui

A Intel não diz com todas as letras, mas basicamente está se tornando uma concorrente da Nvidia (e também da AMD). E isso é importante porque, no mercado de PCs, temos dois grandes duopólios há décadas: Intel e AMD em CPUs; Nvidia e AMD nas placas de vídeo. A entrada de uma nova competidora pode trazer bons frutos — assim como a Intel finalmente se mexeu depois do lançamento do AMD Ryzen.

Como explica o AnandTech: “Apesar da AMD ser, sem dúvida, mais experiente que a Intel [em GPUs dedicadas], a Intel possui os recursos financeiros e de fabricação para lutar contra a Nvidia, algo que sempre faltou na AMD”. Além disso, antes do AMD Vega, a geração 9.5 de GPUs da Intel “era provavelmente a arquitetura de GPU para PC mais avançada, suportando recursos gráficos de nível mais alto que a Nvidia Pascal”.

Qualcomm entrando no mercado de PCs com Windows 10, Intel se arriscando em GPUs dedicadas… Parece que os próximos anos serão bem interessantes no cenário de hardware.