Instagram testa Direct como aplicativo separado

ah pronto

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

Lembra quando o Facebook separou o Messenger do aplicativo principal e depois removeu a função de chat? O primeiro passo já está acontecendo com o Instagram, que está testando um app separado para o Direct, área de trocar mensagens da rede social.

A informação foi revelada pelo The Verge, que descobriu o aplicativo, lançado hoje para Android e iOS em seis países (o Brasil não é um deles). O veículo ainda informa que, ao instalar o Direct, a função de chat some do aplicativo principal do Instagram.

Quando você abre o Direct, a primeira tela que aparece é a da câmera. À esquerda, ficam as informações do seu perfil e contas logadas, enquanto à direita ficam as mensagens trocadas com os usuários da rede social.

Como explica o The Verge, a justificativa para criar outro aplicativo é que a função Direct é feita para trocar mensagens, fotos e vídeos privadas, enquanto o Instagram serve para postar fotos e histórias para seus seguidores, que podem até ser visíveis publicamente.

Pelo que parece, o Direct funcionaria para enviar mensagens, fotos e vídeos para amigos ou grupos, enquanto o Instagram ficaria com a parte social e das histórias. Pessoalmente, me incomodo com a divisão porque 99% das vezes que envio algo no Direct é comentando alguma story de um amigo. Seria bem ruim ter que ficar alternando entre um app e outro.

Instagram - stories

O aplicativo ainda não é muito mais do que uma réplica da própria seção Direct do Instagram. Segundo o The Verge, a única diferença são quatro filtros novos, exclusivos do app novo.

Com a divisão, o Direct se juntaria ao WhatsApp e Messenger na prateleira de apps para trocar mensagens privadas. Ambos têm 1,3 bilhão de usuários ativos por mês, enquanto o Facebook em si fica com mais de 2 bilhões.

Por enquanto, o Instagram ainda não sinalizou que vai retirar o Direct do aplicativo principal, nem quando vai disponibilizar o novo app para todo o mundo além do Chile, Israel, Itália, Portugal, Turquia e Uruguai.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados