Quantos dados é possível armazenar em um cartão de memória do tamanho de sua unha? Graças aos esforços de uma empresa britânica, a resposta agora é “512 GB”.

A Integral Memory criou um cartão microSD com meio terabyte, a maior capacidade de armazenamento no mercado. Ele tem especificação UHS-I Classe 1, ou seja, tem velocidade de gravação sequencial mínima de 10 MB/s; e atinge velocidade máxima de 80 MB/s.

Além disso, ele atende aos requisitos do Video Speed Class 10, ou V10, o suficiente para gravar vídeo 4K sem problemas.

O recordista anterior, o cartão de 400 GB da SanDisk, é um pouco mais rápido — atinge velocidades de até 100 MB/s — e custa US$ 250. A Integral Memory não revela o preço de seu cartão, a ser lançado em fevereiro, mas ele provavelmente custará mais caro.

Ambos são cartões microSDXC, um formato com limite teórico de 2 TB. Como ainda chegamos a apenas um quarto desse limite, é questão de tempo até que alguém quebre o recorde atual.

Com informações: Integral Memory, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados