O Departamento de Estudos Econômicos (DEE), entidade ligada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), realizou um estudo que constata aquilo que talvez você já tenha percebido: de modo geral, os preços das corridas de táxi solicitadas por aplicativos ficaram mais baratos depois da chegada do Uber, pelo menos nas maiores cidades do Brasil.

A pesquisa teve como base dados referentes a serviços de transporte via aplicativo em 590 municípios brasileiros entre 2014 e 2016. No período, as corridas de táxi solicitadas por serviços como 99 e Easy tiveram, em média, 56,8% de queda. Considerando apenas as capitais brasileiras, a redução foi de 36,9%.

É, inegavelmente, uma consequência da chegada do Uber: o DEE estima que, para cada 1% de aumento na quantidade de corridas registradas pela empresa, houve redução de 0,09% nas viagens de táxi. Isso significa que Uber e afins conquistaram mesmo clientes que antes usavam táxi.

Mas o DEE aponta que, com o passar do tempo, os táxis conseguem recuperar as corridas, ainda que parcialmente. Isso se deve principalmente à redução dos preços oferecida na forma de descontos: considerando só as capitais, houve queda de 7,8% no valor médio por quilômetro em táxis de aplicativo; se levarmos em conta apenas as capitais do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, regiões nas quais o Uber chegou primeiro, a queda foi de 12,1%.

Para o DEE, o estudo deixa claro que existe “uma crescente rivalidade ao longo do tempo entre os dois tipos de aplicativos”. Pode parecer uma conclusão óbvia, mas pesquisas como essa são importantes para mostrar que o estímulo à competitividade tem mais efeito do que proibir ou restringir amplamente uma modalidade.

Nesse sentido, o DEE vê com bons olhos a regulamentação dos serviços de transporte por aplicativo, que focou em segurança em vez de impor grandes barreiras para a modalidade.

Ainda de acordo com a entidade, é importante que agora haja um debate em torno da desregulamentação gradual dos serviços de táxi, principalmente em aspectos como entrada de taxistas e liberdade tarifária. Essa seria uma forma de estimular ainda mais a concorrência.

O estudo completo do DEE está disponível aqui (PDF).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados