Tesla vai reembolsar donos de automóveis por problemas do Autopilot

Motoristas pagaram a mais por versão melhorada do Autopilot, mas Tesla atrasou atualizações

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Autopilot, recurso de direção semiautônoma dos carros da Tesla, enfrentou um processo coletivo nos Estados Unidos por ser “essencialmente inutilizável” e “comprovadamente perigoso”. Na sexta-feira (25), como parte do acordo para encerrar o caso, a montadora concordou em reembolsar parcialmente consumidores que pagaram a mais para ter um automóvel com o Enhanced Autopilot.

A Tesla já reforçava que o Autopilot estava em fase beta e não vinha ativado por padrão. Segundo a empresa, o piloto automático reduzia as chances de colisões em 40%. Mas o recurso se tornou o centro das atenções várias vezes: esteve envolvido em dois acidentes fatais, um em 2016 e outro em 2018; e foi notado pela irresponsabilidade de alguns motoristas, como o que ativou o recurso e foi para o banco do passageiro.

O Enhanced Autopilot, como o nome sugere, é uma versão melhorada da tecnologia. Os carros da Tesla passaram a trazer o hardware necessário para chegar futuramente ao nível 5 de autonomia, que não exige mais um motorista ao volante, desde que você pagasse um valor adicional: recursos novos, como o que ajusta a velocidade do veículo de acordo com o tráfego na pista, vinham bloqueados de fábrica.

Mas motoristas que pagaram US$ 5 mil com antecedência para terem o Enhanced Autopilot reclamaram que a Tesla liberava atualizações de forma infrequente e espaçada e, portanto, tiveram que esperar mais que o previsto para receber as novidades. Por isso, a Tesla vai oferecer um reembolso entre US$ 20 e 280 para quem pagou pelo upgrade entre 2016 e 2017 no Model S e Model X.

O acordo ainda precisa ser aprovado por uma corte federal. A Tesla não comenta as críticas de segurança ao Autopilot, mas diz que vai reembolsar os proprietários porque, apesar de “não haver obrigação legal”, esta “é a coisa certa a se fazer”.

Com informações: Engadget, Reuters, The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados