Brian Krzanich perde cargo de CEO da Intel por se envolver com funcionária

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Brian Krzanich
Brian Krzanich

Brian Krzanich não é mais CEO da Intel. No cargo desde 2013, o executivo resistiu a várias turbulências dentro da companhia, incluindo o escândalo Meltdown e Spectre. Mas um erro pôs tudo a perder: Krzanich teve um relacionamento com uma funcionária, situação que configura violação das políticas internas da Intel.

Esse tipo de norma costuma ser alvo de questionamentos, inclusive perante meios judiciais, mas não são incomuns. Em seu código de conduta para funcionários, a Intel proíbe que gerentes, diretores e membros do alta escalão em geral se relacionem intimamente com outros empregados.

Se ética ou não, essa é uma forma de assegurar que, no ambiente profissional, interesses pessoais não sejam colocados à frente dos interesses da companhia.

Em nota à imprensa, a Intel afirma ter sido informada sobre um relacionamento consensual de Krzanich que viola as suas normas e que investigações conduzidas por advogados internos e externos confirmam a conduta indevida. Por conta disso, o conselho administrativo aceitou imediatamente o pedido de renúncia feito pelo executivo.

De acordo com a CNBC, o relacionamento que levou à renúncia de Krzanich ocorreu tempos atrás, mas só recentemente a Intel foi informada disso. Não está claro, no entanto, como a suposta denúncia foi feita.

É um jeito dramático de encerrar uma longa trajetória em uma grande companhia. Krzanich assumiu o cargo de CEO em 2013, como já dito, mas trabalhava na Intel desde 1982.

O executivo foi bastante criticado por conta da forma como a companhia lidou com as falhas Meltdown e Spectre, inclusive por ter vendido ações da Intel antes de o escândalo ter se tornado público. Por outro lado, ele ajudou a diversificar os negócios da Intel para outras áreas além da de processadores.

Apesar disso, o conselho administrativo não hesitou em aceitar a renúncia e, certamente, teria demitido Krzanich se ele não a fizesse. O próprio conselho explicou que a decisão serve para deixar claro que “todos os funcionários devem respeitar os valores da Intel”.

Bob Swan, que até então ocupava o cargo de CFO, vai assumir interinamente a função de CEO da Intel. A biografia de Brian Krzanich já foi retirada do site da companhia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados