Google Home começa a aceitar comandos de voz em português do Brasil

Google Home faz teste beta para receber comandos em português; recurso funciona com iPhone e chegará ao Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Google Home (NDB Photos/Flickr)

O Google Home e Home Mini agora podem receber comandos em português do Brasil. Isso significa que os alto-falantes inteligentes entendem perguntas em nosso idioma, além de responderem a Rotinas (como “bom dia”) realizando uma sequência predeterminada de tarefas. Por enquanto, isso está disponível em beta apenas para usuários de iPhone.

Donos do Google Home no Brasil descobriram a novidade esta semana. Ela ainda não foi anunciada oficialmente pelo Google, e por enquanto só pode ser ativada através do app para iOS. Isso estará disponível para Android “nos próximos dias”, segundo a empresa diz no Twitter.

Como usar Google Home em português do Brasil

Para ativar o idioma português, abra o app Google Home no iOS, siga o caminho Menu (…) > Mais configurações > Preferências > Idiomas do Assistente e escolha Português (Brasil).

Se isso não estiver disponível, talvez você precise entrar no beta: toque em Dispositivos (canto superior direito) e encontre seu Google Home. No botão de menu ao lado dele, toque em Configurações > Programa de testes e siga as instruções.

Isso tudo é um sinal do que o Google Home será vendido por aqui? Melhor não se animar por enquanto. A conta da empresa no Twitter diz que “não temos previsão sobre a sua disponibilidade no Brasil”.

O Assistente em português funciona relativamente bem no Google Home:

Mas ele tem algumas limitações, como você pode notar no vídeo abaixo:

Google Home tem rotina para comando de voz “bom dia”

Desde setembro, o Google Assistente em português tem um recurso chamado Rotinas para realizar várias ações com apenas um comando de voz. Você pode criar rotinas personalizadas, ou usar as opções predefinidas. Para o Google Home, são elas:

  • “bom dia”: fala a previsão do tempo, condições de trânsito e compromissos do dia, além de tocar música ou rádio;
  • “saindo de casa”: ajusta luzes, termostato e plugues de tomada;
  • “cheguei em casa”: lê seus lembretes e toca música/rádio;
  • “boa noite”: fala previsão do tempo e primeiro compromisso para o dia seguinte, ativa o alarme, toca sons para ajudar a dormir.

Você tem um Google Home? Já consegue usá-lo em português?

https://twitter.com/Wgrmoreira/status/1049948527336525824

https://twitter.com/wcgor/status/1050207913103503360

https://twitter.com/FelippeAugustus/status/1050570766033584128

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados