Huawei está desenvolvendo novo sistema para celulares e pode substituir Android

Novo sistema ainda não tem nome, mas já chegará na segunda maior fabricantes de celulares do mundo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Pierre Metivier/Flickr

A Huawei afirmou que está desenvolvendo um substituto para o Android, que pode ser mais uma alternativa para um terceiro sistema operacional móvel no mercado. A informação já circulava em forma de boato e pode estar ligada com os problemas da empresa com o governo americano.

A chinesa Huawei pode não ser conhecida pelo público brasileiro no mundo dos smartphones, mas é a segunda maior fabricante de celulares do mundo, perdendo apenas para a Samsung e está confortável na frente da Apple, que figura o terceiro lugar no ranking divulgado pelo IDC, em agosto deste ano.

A empresa asiática já fabrica seus próprios aparelhos e faz parte dos componentes internos, como é o caso do processador Kirin e que está em todos os modelos. A novidade é que ela também pode colocar um sistema operacional móvel próprio, ainda sem nome e que deve ser profundamente baseado no Android.

Ter uma terceira plataforma não funcionou para algumas empresas, como foi o caso da Microsoft com o Windows Phone/Mobile e a BlackBerry. Porém, o motivo do desenvolvimento de um software próprio pode estar ligado ao que o governo americano vem fazendo com a Huawei, depois de ver sua tecnologia proibida nos Estados Unidos – junto da também chinesa ZTE.

Tudo começou em 2012, quando o governo americano acusou a Huawei e ZTE de oferecerem riscos para a segurança nacional.

Com informações: Gizmochina.

Receba mais sobre Huawei na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados