Apple planeja iPhone com porta USB-C e modo noturno no iOS 13

A próxima geração do iPhone deve trazer câmera tripla e iOS 13 com dark mode; geração de 2020 deve ter câmera 3D com laser

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone XI poderá voltar com câmeras traseiras na horizontal
Imagem por CompareRaja e OnLeaks

A próxima geração do iPhone deve trazer uma câmera tripla na traseira, porta USB-C em vez de Lightning, e um sensor melhorado para o Face ID. O iOS 13 pode vir com modo noturno e uma nova tela inicial para o iPad. Enquanto isso, os iPhones de 2020 devem ter câmera 3D com laser para mapear o ambiente.

A Bloomberg está adiantando uma série de novidades esperadas da Apple em 2019 e 2020. Este ano, ela estaria preparando sucessores para o iPhone XR, XS e XS Max; o modelo maior deve ter três câmeras na traseira.

A câmera tripla serviria para capturar um campo de visão maior, além de ampliar o zoom óptico. Há também menção a um recurso interessante: o terceiro sensor captura mais pixels para que o software da Apple consiga encaixar uma pessoa que foi acidentalmente cortada de uma foto.

A Apple também estaria testando algumas versões do iPhone com porta USB-C em vez de Lightning. Isso tornaria os novos modelos compatíveis com carregadores de Android, e permitiria encaixar mais acessórios — assim como no novo iPad Pro. Ele também deve vir com um processador melhorado e um sensor atualizado para o Face ID.

Novos iPads e modo noturno para o iOS 13

Antes dos iPhones, que devem ser lançados em setembro, a Apple pretende revelar novos iPads. Haveria uma versão atualizada do modelo mais barato de US$ 329 (R$ 2.799 no Brasil), com tela de aproximadamente 10 polegadas e porta Lightning. Ele deve chegar ao mercado no terceiro trimestre. Além disso, teríamos um novo iPad Mini, cujo modelo mais recente é de 2015.

Todos esses dispositivos vão rodar iOS 13, seja direto da caixa ou através de uma atualização. A próxima versão do sistema operacional deve incluir um dark mode, assim como no macOS Mojave, e melhorias no CarPlay.

Para o iPad, teríamos uma nova tela inicial, melhorias no gerenciamento de arquivos, e uma forma mais fácil de navegar pelas abas dentro de um aplicativo (como o navegador web).

iPhone de 2020 deve ter câmera para mapeamento 3D

E para 2020, teríamos alterações mais notáveis no iPhone. Ele deve vir com uma câmera 3D na traseira, projetada para escanear o ambiente e reconstruí-lo no celular. O sensor teria alcance de até 4,5 m e usaria um scanner a laser. (Enquanto isso, o Face ID tem alcance de até 50 cm e utiliza tecnologia de projeção de pontos.)

A câmera 3D a laser talvez apareça antes na próxima geração do iPad Pro, planejada para o terceiro trimestre de 2020. Ele não deve receber atualização de hardware este ano.

A Apple vem apostando forte em realidade aumentada, e essa câmera 3D poderia fazer parte de um ecossistema maior. Rumores dizem que a empresa prepara óculos AR, também previstos para 2020.

Com informações: Bloomberg.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados