Xvideos começa a remover filmes piratas dublados, mas usuários enviam de novo

Xvideos, site de conteúdo adulto, hospeda filmes dublados em português como Vingadores, Aquaman e até Bird Box da Netflix

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Xvideos, conhecido por seus infinitos vídeos de conteúdo adulto, se tornou acidentalmente um destino para quem quer ver filmes piratas dublados em português. Você pode encontrar títulos como Vingadores, Aquaman, Bohemian Rhapsody, Um Lugar Silencioso e até Bird Box da Netflix. Eles estão sendo removidos pela plataforma, mas os usuários conseguem enviá-los de novo.

É possível encontrar filmes da Marvel como Vingadores: Guerra Infinita, Doutor Estranho e Thor Ragnarok; títulos da DC como Liga da Justiça e Aquaman; e sucessos de bilheteria como Jogador Nº 1, Kingsman: O Círculo Dourado e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

Alguns uploaders tentam “disfarçar” o título dos filmes com algo que pareça mais sugestivo, como “aranha no aranhaverso gostoso” ou “Pantera Negra Completo e gostoso”. O conteúdo, no entanto, é apenas o filme com áudio dublado em português.

É possível até mesmo encontrar algumas séries, incluindo episódios da primeira temporada de How I Met Your Mother, e The Umbrella Academy da Netflix. Também nos deparamos com o primeiro Tropa de Elite na plataforma.

Até mesmo o preenchimento automático da busca traz sugestões de conteúdo pirata:

Xvideos remove filmes mas usuários voltam a enviá-los

Apesar da variedade de conteúdo no ar, o Xvideos retirou alguns filmes que antes estavam disponíveis, como Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Extinção e O Rei do Show. Séries como Tidelands também foram derrubadas.

Alguns canais do Xvideos que distribuíam pirataria também foram desativados, mas podem voltar à ativa sob um novo nome. Por exemplo, a conta “Daio Filmes” foi encerrada, mas agora existe o “Daio Filmes 2 O Retorno”.

O novo canal diz na descrição: “bom gente, uma outra conta minha, nunca quis ser famoso, único objetivo é dar a possibilidade a vocês de assistir filmes e se divertir. Peço novamente para não denunciar. Filmes denunciados não serão postados novamente”.

https://twitter.com/yclnico/status/1103304822474846208

Por que o Xvideos está recebendo filmes tradicionais?

Uma sequência curiosa de eventos levou o Xvideos a se tornar um “concorrente” da Netflix. Tudo começou em fevereiro, quando sites brasileiros que distribuíam séries de anime foram retirados do ar, incluindo Animes Telecine, AnimeSync e AnimesVision.

Em comunicado no Facebook, o Animes Telecine disse que encerrou as atividades “devido a uma ação judicial por direitos autorais a pedido dos representantes legais da Crunchyroll”, serviço de streaming especializado em animes.

Como resposta, alguns fãs de anime publicaram episódios de Dragon Ball Super, Naruto e outras séries no Xvideos:

https://twitter.com/sudoreall/status/1092167039840600065

Ainda é possível encontrá-los na plataforma, misturados com vídeos de conteúdo adulto. Bem, se o Xvideos recebe séries de anime, por que não aceitaria filmes tradicionais? De fato, muitos deles continuam disponíveis no site.

Xvideos tem ferramentas para proteger copyright

Talvez isso não dure muito tempo, no entanto: o site precisa respeitar a lei americana de direitos autorais, conhecida como DMCA, ou corre risco de ser processado pelos estúdios de cinema.

O Xvideos permite criar uma “impressão digital” que identifica vídeos protegidos por direitos autorais e impede tentativas de upload. No entanto, o detentor do copyright precisa entrar em contato e fornecer seus respectivos vídeos. O YouTube conta com algo semelhante, chamado de Content ID.

Há também um formulário para avisar sobre violações de copyright. Nele, o site diz: “respeitamos os direitos da propriedade intelectual e, portanto, implementamos determinadas políticas num esforço para cumprir voluntariamente com as leis em vigor, tais como a DMCA”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados